HC-UFU realiza webinar "Sepse em tempos de covid-19"

Manejo hemodinâmico da sepse por covid-19 e Sepse x covid-19: panorama em pediatria serão discutidos dias 15 e 16 de outubro

Publicado em 01/10/2020 às 16:12 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

O Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) realiza nos dias 15 e 16 de outubro o Webinar Sepse, com o tema "Sepse em tempos de covid-19".

No dia 15 de outubro, será abordado o "Manejo hemodinâmico da sepse por covid-19", pelo Médico Intensivista no Hospital Israelita Albert Einstein, Murillo Santucci César de Assunção. Já no dia 16, o tema será "Sepse x covid-19: panorama em pediatria", pela Medica Daniela Carla de Souza, Intensivista Pediátrica no Hospital Sírio Libanês e Vice-presidente do Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS). O evento é gratuito, na versão online com transmissão pelo canal do YouTube do HC-UFU (https://www.youtube.com/channel/UCGKwFcoFoZ6ZtK-XdVoVqJA). Haverá emissão de certificados para os inscritos no site (https://www.even3.com.br/webinarsepseufu).

Sobre a Sepse

A sepse é definida como uma disfunção orgânica com risco de vida causada por uma resposta desregulada do hospedeiro a uma infecção. A partir de informações atualmente disponíveis em casos clínicos de covid-19, parece que uma pequena porcentagem de infecções pelo vírus pode resultar em tal disfunção orgânica e morte.

No caso da covid-19, os efeitos no sistema respiratório são mais frequentes e conhecidos. Esses pacientes que necessitam de internação hospitalar frequentemente desenvolvem pneumonia de gravidade variável, mas praticamente todos os outros sistemas orgânicos podem ser afetados.

Embora a maioria das pessoas afetadas pela covid-19 não desenvolva sepse com risco de vida (casos leves), a ameaça global representada pela covid-19 reforça a necessidade de que todos os cidadãos e profissionais de saúde estejam familiarizados com os primeiros sinais de sepse e compreendam que ela pode ser causada por uma infinidade de infecções, como o coronavírus, entre outras infecções virais como vírus influenza sazonal ou infecções bacterianas comuns, como pneumonia, trato urinário, infecções abdominais ou de feridas.

A partir dos dados científicos disponíveis recentemente sobre a covid-19, já é possível afirmar que a mesma realmente causa sepse. Sinais de lesões de múltiplos órgãos, que são típicas na sepse, ocorrem em 2 a 5% dos pacientes com covid-19, após aproximadamente 8 a 10 dias. Muitos deles morrerão de sepse e suas complicações. Portanto, é vital conhecer e reconhecer sinais precoces e iniciar o tratamento imediato quando diagnosticado. A intervenção de forma oportuna, salva a vida e a função orgânica.

Palavras-chave: sepse COVID-19 HC-UFU UFU