22/10/2020 - 11:17 - Atualizado em 02/11/2020 - 14:29
Diepafro abre inscrições para bolsistas de extensão
Serão duas vagas: uma para estudante que tenha ingressado na UFU pela reserva de vagas e outra para candidato de ampla concorrência autodeclarado negro
Genivan Júnior

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) está com inscrições abertas para ocupação de duas bolsas de extensão destinadas a alunos regularmente matriculados na graduação que atuarão junto à Diretoria de Estudos e Pesquisas Afro-raciais (Diepafro), sendo uma para estudante que tenha ingressado na UFU pela reserva de vagas e outra para candidato de ampla concorrência autodeclarado negro.

Os bolsistas terão envolvimento com a temática das leis 10.639/03 e 11.645/08, que tornam obrigatória a educação das relações étnico-raciais e das histórias e culturas afro-brasileiras, africanas e indígenas em todos os níveis de educação públicos e privados. Eles também irão contribuir para traçar diálogos entre os saberes e fazeres da comunidade e a sua formação na graduação na UFU, por meio da publicação de trabalhos e participação de eventos que possam permitir a interlocução.

Além disso, os bolsistas acompanharão as atividades de rotina do projeto Ações do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), atuando tanto na organização e participação em eventos, como nas reuniões de diretoria promovidas pelo grupo. Com isso, espera-se que ampliem suas formações acadêmicas na temática étnico-racial e desenvolvam atividades de extensão universitária. Os estudantes selecionados receberão, mensalmente, bolsa no valor de R$ 400,00. A dedicação de tempo exigida é de 20 horas semanais.

As inscrições serão recebidas apenas pelo e-mail diepafro@reito.ufu.br e podem ser feitas de 26/10 a 5/11. O processo de seleção, aberto a estudantes de todas as áreas, consistirá de análise do currículo e dos documentos de inscrição. Para mais informações, confira a íntegra do EDITAL.