EXTENSÃO

UFU sedia Encontro dos Grupos do Programa de Educação Tutorial da Região Sudeste

Mais de 700 inscritos participarão dos encontros virtuais do XX Sudeste PET que acontecem de 10 a 25/10

Publicado em 09/10/2020 às 15:11 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Logo do XX Sudeste PET foi baseado nos recursos naturais de Minas Gerais. O vermelho representa o estado, o verde as montanhas e o azul representa as cachoeiras e fontes de águas naturais, com a mesma tonalidade dos símbolos da UFU (Arte: Divulgação)

Com objetivo de promover espaços de discussão acerca do Programa de Educação Tutorial (PET) em âmbito regional, será realizado o XX Sudeste PET com a temática “Universidade e Sociedade: trilhando caminhos pela educação”. O evento, que tem em torno de 730 inscritos entre tutores e discentes, estava programado para acontecer na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no mês de maio, mas foi adiado devido à pandemia de coronavírus e acontecerá do dia 10 a 25/10 por meio de transmissões no YouTube e videoconferências.

O PET atua na formação de estudantes, que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão como uma complementação da formação nos cursos de graduação. São 40 grupos na UFU, com uma recente ampliação que faz a instituição figurar entre as universidades com maior número de grupos no país. No encontro serão discutidas, também, as possíveis melhorias e sugestões que serão encaminhadas ao Encontro Nacional dos Grupos do Programa de Educação Tutorial (Enapet), que acontecerá ainda neste ano.

No último evento realizado no Rio de Janeiro, Carla Wolkers, que é coordenadora geral do XX Sudeste PET e professora na Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP) foi responsável por apresentar a proposta para que a UFU pudesse sediar o vigésimo encontro. “É muito importante os estudantes trabalharem em grupos, desenvolverem pesquisas coletivas e aprenderem a experimentar a responsabilidade de produzir um evento, de levar para fora dos muros da universidade atividades que são desenvolvidas nos cursos”, comenta.

Segundo Wolkers, o programa é importante por atuar no tripé universitário e por realizar a manutenção de estudantes na universidade, já que permite o recebimento de bolsa para participação. A professora afirma que a troca de experiências é fundamental para o ensino superior no Brasil. “Para que a gente possa ter um fortalecimento do programa dentro da nossa instituição e que os nossos estudantes tenham esse contato com os grupos PETs de outras universidades e possam se fortalecer, crescer e se desenvolver ainda mais”, analisa.

Patrícia Trópia, é professora no Instituto de Ciências Sociais (INCIS) e faz parte da comissão organizadora representando o PET Ciências Sociais. Ela conta que várias gerações de estudantes de graduação passaram pelo PET e é um reconhecimento para a universidade sediar pela primeira vez o evento regional. “É um reconhecimento do trabalho que a gente faz aqui. É uma maneira da gente mostrar também a nossa cara e atrair os estudantes”, reitera.

Para participar dos encontros, os inscritos devem fazer o ingresso no canal do Telegram, no qual serão disponibilizados o acesso às reuniões. O XX Sudeste PET também contará com o lançamento do e-book intitulado "PET Estratégias: Histórias, Vivências e Experiências", que foi elaborado por 12 estudantes petianos bolsistas ao longo deste ano. É possível acompanhar as atividades do evento por meio do FACEBOOK e INSTAGRAM, ou contatar os organizadores pelo e-mail: xxsudestepet@gmail.com. A programação encontra-se disponível AQUI.

Palavras-chave: XX Sudeste PET Programa de Educação Tutorial PET UFU