Museus

Acervo do MUnA é disponibilizado na internet

Portal faz parte do projeto “MUnA Online: do museu para o mundo”; lançamento acontecerá hoje e amanhã (23 e 24/11)

Publicado em 23/11/2020 às 13:42 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Obra de Maciej Babinski integrante do acervo do MUnA

O Museu Universitário de Arte da Universidade Federal de Uberlândia (MUnA/UFU) lançará, hoje e amanhã (23 e 24/11), às 19h, o portal Acervo MUnA. O site disponibiliza as mais de 750 obras que compõem o acervo artístico do museu em formato digital. Em seu lançamento, haverá duas mesas-redondas transmitidas ao vivo no canal do YouTube do MUnA, debatendo temas como a difusão dos acervos museológicos na internet e a aproximação deles com programas pedagógicos de arte nas escolas.

A digitalização do acervo faz parte do projeto MUnA Online: do museu para o mundo, contemplado pelo Edital do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC 2020). A concepção e a submissão do projeto foram iniciativas da artista, professora do curso de Artes Visuais da UFU e atual coordenadora geral do MUnA Tatiana Sampaio Ferraz. “A partir do momento em que se implementa uma base de dados para o acervo e se controla as informações de todas as obras, é muito mais fácil torná-lo acessível na internet”, comenta ela.

Dessa maneira, o novo website do MUnA permite que o público consulte todas as obras do acervo, podendo realizar pesquisa por diferentes filtros, como título, autor, ano e técnica. Além disso, diversos dados sobre as obras são disponibilizados em sua catalogação, como título, autor, data e local de produção, técnica, dimensões, tiragem, inscrições, tema, método e ano de aquisição, entre outros.

Neste exemplo, os dados catalográficos da obra sem título do artista Maciej Babinski são devidamente informatizados e disponibilizados.

Na página inicial do portal MUnA Online, estão disponíveis seis destaques do acervo, que serão atualizados ao longo do tempo. Para o lançamento, a equipe do projeto selecionou seis recortes da coleção: “Aquisições Recentes” visa dar visibilidade às últimas obras que passaram a integrar o acervo; “Coleção ‘Depoimentos’ traz uma série de vídeos sobre as obras; “Gravuras” reúne todos os itens dessa categoria, que representa cerca de 75% do acervo do museu; “Artistas Mulheres” traz à luz  a questão da presença das mulheres nos acervos museológicos; “Duas décadas de MUnA” remete à última grande comemoração realizada pelo museu; e “Centenário Fayga Ostrower” comemora a artista plástica polono-brasileira.

As seções serão trocadas periodicamente, de acordo com a curadoria do MUnA.

Além da disponibilização do acervo, o projeto “MUnA Online: do museu para o mundo” conta com mais duas ações: a coleção Olhando para a obra, material didático voltado para professores do Ensino Fundamental, com informações e propostas de atividades sobre obras de destaque do acervo; e uma série de videodepoimentos de professores do curso de Artes Visuais da UFU comentando obras da coleção. As três seções podem ser conferidas no site Acervo MUnA.

As estudantes do curso de Artes Visuais da UFU Laís Bernardes, Eduarda Cardoso e Suzana da Rocha também fizeram parte da equipe do projeto. Para Bernardes, o banco de dados é uma forma de democratização da arte. “Se, antes, as informações sobre as obras estavam restritas a um número pequeno de pessoas, hoje o banco de dados traz a possibilidade de qualquer pessoa entrar em contato com elas”, defende.

A catalogação completa do acervo do MUnA foi disponibilizada na internet através da ferramenta Tainacan, desenvolvida pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Especialmente desenhada para a gestão dos acervos museológicos, já auxiliou diversos museus, como o Museu Histórico Nacional, o Museu da Inconfidência e o Museu Villa-Lobos.

O acervo do MUnA reúne mais de 750 itens, advindos de aquisições da própria universidade e doações de artistas e instituições. Ele conta com obras de importantes artistas regionais e nacionais, como Alfredo Volpi, Cildo Meireles, Evandro Carlos Jardim, Fayga Ostrower, Helvio de Lima, Ido Finotti, Julio Plaza, Maciej Babinski, Maria Bonomi, Nelson Leirner, Renina Katz e Shirley Paes Leme, cumprindo a sua missão de fomentar a reflexão e a produção de artes visuais em Uberlândia e fora dela.

Palavras-chave: Museu MUnA acervo lançamento