Pandemia

Bairros com baixa renda são os mais afetados por Covid em Uberlândia

As maiores taxas de incidência a cada mil habitantes estão no Jardim Europa, Shopping Park e Jardim Holanda, diz estudo

Publicado em 06/11/2020 às 15:49 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:52

Entre os 20 bairros com o maior número de infecção, 11 têm renda per capita média abaixo de um salário mínimo (foto: Marco Cavalcanti/Arquivo)

Pesquisa realizada no Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (IG/UFU) revela que, no município de Uberlândia, a pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus, afeta, principalmente, bairros de baixa renda per capita.

No estudo, foram avaliados faixa etária, bairro, população e renda. Para o rastreamento geográfico, que levou em conta os fatores socioeconômicos e demográficos do município, os pesquisadores utilizaram informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da base de dados open DataSUS, do Ministério da Saúde.

Fazem parte do levantamento somente os casos confirmados e notificados de março a junho. De acordo com a pesquisa, o número total de confirmados foi de 1.740 pessoas, correspondendo a uma taxa de incidência de 2,9 por mil habitantes na cidade.

Entre os 20 bairros com o maior número de infecção, 11 têm renda per capita média abaixo de um salário mínimo, oito bairros com renda per capita média de até dois salários-mínimos e apenas um com renda per capita média acima de dois salários mínimos.

O trabalho destaca o bairro Jardim Brasília, com renda per capita de R$ 979,63 e segundo com maior número de casos confirmados, e o Jardim Canaã, com a segunda menor renda per capita do município e o quarto bairro com o maior número de casos de Covid-19.

O setor oeste foi o mais afetado, com destaque para o Jardim Canaã (60 casos), Jardim Europa (55), Luizote de Freitas (48) e Mansour (44). O segundo com mais registros naquele período foi o setor norte, principalmente os bairros Jardim Brasília (77) e Presidente Roosevelt (59).

Nos setores leste e central, a concentração de casos foi nos bairros Santa Mônica (84), Morumbi (51), Osvaldo Resende (75) e Centro (50). Os bairros São Jorge (52) e Shopping Park (32) foram os destaque de casos registrados de Covid-19 no setor sul.

Na avaliação de incidência a cada mil habitantes, as maiores taxas, por bairro, foram: Jardim Europa (10,9) Shopping Park (7,8), Jardim Holanda (7,2), Centro (6,9), Mansour (6,1), Jardim Karaíba (5,8) Jardim Brasília (5,3), Taiaman (5,2), Chácaras Tubalina e Quartel (5,0) e Panorama (4,9).

Em relação às faixas etárias de pessoas atingidas pela doença, verificou-se os seguintes resultados: entre 20 a 29 anos (23,2%), 30 a 39 (27,7%), 40 a 49 (22,5%), 50 a 59 anos (13,7%) e 70 a 79 (5,7%).

“A pesquisa realizada ajuda a compreender a distribuição espacial da Covid-19 no município e as vulnerabilidades sociais evidenciadas nos bairros de baixa renda per capita. Diante disso, a pesquisa contribui para direcionar políticas públicas que amenizam as implicações e as desigualdades vividas na pandemia da Covid-19”, afirma Eduardo de Paula Nunes, aluno do curso de graduação em Saúde Coletiva e um dos três autores do estudo.

“Neste sentido, o nosso estudo chama atenção para a importância da recomendação de distanciamento social como um esforço para o achatar a curva e retardar a propagação do coronavírus, reduzir o número de casos e de óbitos em Uberlândia”, reforça o docente Wellington Roberto de Carvalho, do curso de Saúde Coletiva, outro autor da pesquisa.

Carvalho acrescenta, ainda, que o resultado do rastreamento revela o impacto socioeconômico e seus efeitos na saúde. “Demonstra fortemente que estratégias epidemiológicas para reduzir a transmissibilidade da doença são urgentes e necessárias nesta luta, especialmente nos mais vulneráveis diante da pandemia de Covid-19”, observa.

O levantamento de Carvalho, Nunes e do pós-graduando em Geografia/UFU Eduardo Soares Leite foi publicado, como manuscrito, no periódico JOURNAL OF HEALTH & BIOLOGICAL SCIENCES.

O estudo também está entre os oito trabalhos mais bem avaliados pela comissão científica do II Congresso Alagoano de Epidemiologia e Saúde Coletiva a ser realizado pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas em dezembro. A apresentação oral acontecerá no dia 4/12.

Palavras-chave: COVID-19 rastreamento Uberlândia bairros casos