Pular para o conteúdo principal
Cultura

Coral da UFU recria apresentação em formato virtual

“{...} De amor e de esperança à terra desce {...}”

Publicado em 19/11/2020 às 09:49 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Bastidores da equipe do Coral da UFU

 

O Coral da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi fundado em 1977 pelo professor Carlos Alberto Storti e é vinculado à Diretoria de Cultura (Dicult), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). Ao longo destes mais de 40 anos de história, o projeto já realizou diversas produções operísticas, missas, óperas e concertos, além de incontáveis outros eventos em Uberlândia e outras cidades da região e de estados como Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro. Docente da UFU desde 1981 e soprano de renome internacional, Edmar Ferretti é uma das grandes referências do coral e segue trabalhando nele. A maestrina conta que, devido à pandemia da Covid-19, a Dicult criou um novo formato para apresentações culturais, realizando o Festival de Cultura “#UFUemcasa”. "Este novo modelo de apresentações tem a proposta de difundir o trabalho desenvolvido no Setor Coral (Secor), aproveitando as redes sociais para ampliar a divulgação do projeto. Com as mudanças causadas pela pandemia, as atividades exigiram da equipe ações que permitissem novos conceitos de métodos de ensaios e apresentações”, explica. Foi neste contexto que o coral lançou recentemente, no canal da Dicult no YouTube, o vídeo intitulado “Coro Virtual - Hino Nacional Brasileiro”. 

A iniciativa foi organizada pelo maestro e preparador musical Jôfre Lúcio Goulart, cuja contratação se deu por indicação de Edmar Ferretti. Ele contou com o apoio do bolsista Rodrigo Nunes de Oliveira Jesus, aluno do terceiro semestre do curso de Música. O primeiro ensaio virtual ocorreu em setembro, por intermédio da plataforma Zoom. Os vídeos foram estudados em casa pelos coralistas e, após finalizados, enviados para a mixagem. “Não estávamos habituados com esse formato e, além do impacto emocional e psicológico causado pela pandemia, tivemos que lidar com a falta de habilidade no uso de recursos tecnológicos, problemas com atraso de fala nas reuniões. Outro aspecto dificultador foi em relação ao acesso a equipamentos ou conexões eficientes que permitissem a participação de todos”, relata Goulart. 

O acadêmico comenta que também sentiu diferenças no processo remoto e que sente falta do contato com o público e os colegas coralistas. “Presencialmente, a energia é completamente diferente. No entanto, neste momento, realmente é inviável termos ensaios e apresentações presenciais. Então, como forma de 'manter a arte viva’ e as atividades do projeto, foi preciso fazer esta adaptação, contando com a produção do coro virtual. O show tem que continuar”, enfatiza Jesus.

Também pianista, Jôfre Goulart revela que atualmente o coral estuda a montagem de duas obras populares e um pout-pourri de Natal, que será apresentado na segunda quinzena de dezembro. A previsão é de que os ensaios continuem até o final deste ano, sendo possível a divulgação de outras obras em janeiro de 2021.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: #Corovirtual #HinoNacionalBrasileiro #UFUemCasa #cultura #coraldaUFU UFUContraOCorona

A11y