Pular para o conteúdo principal
Leia Cientistas

Iniciação científica na educação básica e a formação de pesquisadores mirins

Confira, na seção Leia Cientistas, os projetos desenvolvidos pelo Grupo de Estudos, Pesquisas e Inovações Tecnológicas da Eseba/UFU

Publicado em 23/11/2020 às 16:24 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

 

Fotos: arquivos dos pesquisadores

 

Sabe-se que o desenvolvimento educacional compreende um conjunto de formação complexo e desafiador. O aluno é submetido a aprendizados da primeira infância até o ensino superior, no entanto, muitas vezes, torna-se um agente passivo nesse ciclo. Sendo assim, a iniciação científica é extremamente válida para a participação efetiva desse estudante, que a partir do ensino fundamental pode inserir-se em um contexto de descobertas, tornando-se um agente ativo na sua formação e um ser social crítico e participativo. 

O Grupo de Estudos, Pesquisas e Inovações Tecnológicas (Gepit) atua com esse princípio desde 2014, quando foi concebido e, em meio a dificuldades, conseguiram promover a iniciação científica na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU). O grupo tem participação em feiras internacionais e nacionais, é reconhecido pela Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica (Ampic), pelo Instituto Brasileiro de Iniciação Científica (Ibic), pelo Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de ser certificado pela UFU. 

É sabido também que o aluno, quando realiza pesquisa ainda na educação básica, consegue aprimorar sua capacidade argumentativa, textual, de síntese, a curiosidade, a vontade por entender novos assuntos. Essa é uma possibilidade de fazer pesquisa antes do ensino superior, momento em que essas atividades são recorrentes. 

 

Gepit 2020

Em 2020, o Gepit participou da Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic) e da Feira de Iniciação Científica no Pontal do Triângulo Mineiro (FICP). Foram desenvolvidos os seguintes projetos de pesquisa:

I) Projeto: Análise do Impacto do Isolamento Social na Poluição Ambiental - Pesquisadores: Pedro Augusto Alves C. Naves (5º), Maria Eduarda Soares de Oliveira (5º), Davi Leônidas Borges Vieira (4º), Orientadores: Nicole Cristina Machado Borges, Maísa Gonçalves da Silva, Youry Souza Marques.

Link do vídeo: https://youtu.be/gefDBSgetF4

II) Projeto: A Utilização da IA para o monitoramento e preservação da Biodiversidade da Floresta Amazônica - Pesquisadores: Mariana Vedovato Zuffi (6º), Giovana Cunha Sales Veríssimo (6º), Orientadores: Ariane de Souza Siqueira (CIE), Maísa Gonçalves da Silva, Taynara Altair Ribeiro Bernardes.

Link do vídeo: https://youtu.be/_OUxNMqNlAo

III) Projeto: Usando tecnologias digitais para conhecer o novo coronavírus - Pesquisadores: Ana Laura Lousa Silva (6º), Maria Fernanda Santos Silva (6º), Orientadores: Taynara Altair Ribeiro Bernardes, Ariane de Souza Siqueira (CIE), Maísa Gonçalves da Silva.

Link do vídeo: https://youtu.be/cjljWeXetH8

IV) Projeto: Estudo sobre a Aerodinâmica dos aeromodelos - Pesquisadores: Arthur Cunha Pena (2º EM), Murilo Cesário da Costa (2º EM), Filipe Belchior Bessa Zanovello (2º EM), Orientadores: Maísa Gonçalves da Silva, Youry Souza Marques, Wilma Pereira Santos Faria.

Link do vídeo: https://youtu.be/vzZLZ_sXdrg

V) Projeto: Confecção de Aeromodelos Sustentáveis utilizando materiais alternativos - Pesquisadores: Bruno Alvares de Melo Silva (1º EM), Vinícius de Ávila Javer (2º EM), Cláudio Ferreira Nogueira (2º EM), Orientadores: Maísa Gonçalves da Silva, Youry Souza Marques, Wilma Pereira Santos Faria.

Link do vídeo: https://youtu.be/R7mVirLLA4M

VI) Projeto: Descrição epidemiológica dos acidentes causados por animais peçonhentos em Uberlândia (MG), 2014 a 2018: perfil das vítimas e do agravo - Pesquisadores: Bruno Alvares de Melo Silva (1º EM), Vinícius de Ávila Javer (2º EM), Cláudio Ferreira Nogueira (2º EM), Orientadores: Débora Cristina de Oliveira Silva Nunes, David Collares Aché, Maísa Gonçalves da Silva.

Link do vídeo: https://youtu.be/nK9hB1CUxvA

VII) Projeto: Álcool anidro na gasolina: causas, consequências e seu percentual de acordo com a legislação - Pesquisadores: Giovanna Maria Rodrigues Costa (2º EM), Julia Aparecida Rodrigues Costa (2º EM), Mayne Vitória Gonçalves da Silva (2º EM), Orientadores: Guilherme dos Santos Martins Dias, Caroline Martins Araújo Teles Dias, Maísa Gonçalves da Silva.

Link do vídeo: https://youtu.be/CG8MHNbuHfw

VIII) Projeto: Estudo Sobre o Desenvolvimento da Inteligência Artificial à Música - Pesquisadores: Nicolas Fiuza Warperchowski (9º), Pedro Miguel de O. Baliano (8º), Heytor Cunha Rocha (8º), Orientadores: Caroline Martins Araújo Teles Dias, Guilherme dos Santos Martins Dias, Maísa Gonçalves da Silva.

Link do vídeo: https://youtu.be/tTYkQ54BXCA

IX) Projeto: Influências das tecnologias digitais na vida de adolescentes durante a pandemia de COVID-19 - Pesquisadores: João Emanuel Zilli dos Santos (9º), Arthur Rodrigues Carvalho (9º), Davi William Ferreira Pinto (9º), Orientadores: Tiago Amaral Sales, Youry Souza Marques, Maísa Gonçalves da Silva.

Link do vídeo: https://youtu.be/-Sx9251xroY

X) Projeto: Possibilidades e discussões sobre Ética e Inteligência Artificial - Pesquisadores: Isabelle Alves Florêncio (9º), Camilla Stefany Ferreira Rodrigues (8º), Lavínnia Lagares Mota (8º), Orientadores: Wilma Pereira Santos Faria, Maísa Gonçalves da Silva.

Link do vídeo: https://youtu.be/oIu6ZGEg--M

XI) Projeto: PANC e Preservação: levantamento das principais plantas alimentícias não convencionais do cerrado - Pesquisadores: Clara Cristina de Oliveira (8º), Maria Julia Rodrigues Freitas (8º), Marcelle Alessandra Rabelo (8º), Orientadores: Keyme Gomes Lourenço,  Youry Souza Marques, Maísa Gonçalves da Silva.

Link do vídeo: https://youtu.be/nhDiIu6gtgc

XII) Projeto: Atividades Físicas como: recurso de microgeração energética e melhoria na qualidade de vida - Pesquisadores: Kenzo Massuda Palhares (8º), Filipe Santana Silveira (8º), João Pedro Cardoso de Oliveira (8º), Orientadores: Débora Regina Silva (EF), Fellipe André Diniz Prudente (MAT), Maísa Gonçalves da Silva.

Link do vídeo: https://youtu.be/hRcT12ywr70

XIII) Projeto: As modificações e impactos nas construções de edifícios relacionadas a uma visão sustentável - Pesquisadores: Fabricio Nunes de Oliveira (9º), Frederico Pires Ferreira (8º), Gabriel Gonzaga Vaz (8º), Orientadores: João Erivaldo Belo, Maísa Gonçalves da Silva.

Link do vídeo: https://youtu.be/CIvX82qUL-s

XIV) Projeto: Aplicativo com Inteligência Artificial para auxiliar professores da Educação Básica no trabalho docente - Pesquisadores: Isabella Bernardes Freitas (9º), Felipe Davi de Souza Silva (8º), Davi Dias Santiago (8º), Orientadores: Ezequias Cardozo da Cunha Junior, Youry Souza Marques, Maísa Gonçalves da Silva.

Link do vídeo: https://youtu.be/8W_ZYrZOD4k

XV) Projeto: Projetos de Economia Popular Solidária Encubados no Cieps/UFU: Análise da Feira Solidária e Família de Agricultores - Pesquisadores: Lucas Reis Giarola (6º), Daniel Augusto Magno Diniz Figueira (6º), Gabriela de Castro Vilarinho (6º), Orientadores: Arianne Vellasco Gomes, Maísa Gonçalves da Silva.

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=RtSh4rsQS70

XVI) Projeto: Plantas brasileiras com potencial para produção de repelentes tópicos contra o mosquito Aedes aegypti - Pesquisadores: Maria Clara A. de Melo Silva (2º EM), Matheus Alvares de Melo Silva (3º EM), Kristen Pavarine Pereira (2º EM), Orientadores: Karina Rodrigues Santos da Silva, Youry Souza Marques, Maísa Gonçalves da Silva.

Link do vídeo: https://youtu.be/rQHLSdVf7-k

 

Com 15 trabalhos finalistas na Febic, o grupo foi premiado e ganhou credenciais para outros eventos. O trabalho Aeromodelismo: construção de aeromodelos sustentáveis foi premiado em 1° Lugar na categoria III, na área de Engenharias e suas aplicações, e ganhou credencial para o LIYSF, London International Youth Science Forum em Londres (Inglaterra).

 

 

O trabalho AISLA - Inteligência artificial para auxiliar professores da educação básica foi premiado em 2° Lugar na Categoria II, na área de Ciências Sociais, e ganhou credencial para a EXPOSITECBR, Exposição de Ciências, Tecnologia e Inovação do Brasil em Londrina (PR). 

 

 

O trabalho Divulgação científica de PANC: usando a tecnologia para diminuir distâncias recebeu credencial para a FEINCYT, Feria Internacional de Inovación, Ciencia y Tencología, em Juchitán de Zaragoza - Oaxaca – México. 

 

 

O trabalho Projetos de economia popular solidária encubados no CIEPs/UFU: análise da feira solidária e família de agricultores foi avaliado com Destaque em Inclusão Social. 

 

 

O trabalho Avaliação do isolamento social no impacto ambiental em Uberlândia - MG recebeu menção honrosa. 

 

 

O GEPIT participou da FICP com 16 trabalhos finalistas. O trabalho Possibilidades e discussões sobre ética e inteligência artificial foi premiado com o prêmio “Faça ciência como uma garota”, recebeu 2° Lugar na feira e credencial para a FEMIC 2021, Feira Mineira de Iniciação Científica, em Mateus Leme (MG). 

 

 

O trabalho Análise do impacto do isolamento social na poluição ambiental foi premiado com o 1° lugar e credencial para a MOCICA 2021, Mosttra Científica do Cariri, em Juazeiro do Norte (CE). 

 

 

Os trabalhos I) Análise do impacto do isolamento social na poluição ambiental, II) Panc e preservação levantamento das principais plantas alimentícias não convencionais do cerrado e III) Aplicativo com inteligência artificial para auxiliar professores da educação básica no trabalho docente foram credenciados para a 21° UFMG Jovem 

 

A seção "Leia Cientistas" reúne textos de divulgação científica escritos por pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). São produzidos por professores, técnicos e/ou estudantes de diferentes áreas do conhecimento. A publicação é feita pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU), mas os textos são de responsabilidade do(s) autor(es) e não representam, necessariamente, a opinião da UFU e/ou da Dirco. Quer enviar seu texto? Acesse: www.comunica.ufu.br/divulgacao. Se você já enviou o seu texto, aguarde que ele deve ser publicado nos próximos dias.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Educação básica iniciação científica Eseba Leia Cientistas

A11y