Seminário

Seminário discute relações entre educação, tecnologias e metodologias para o Ensino Remoto Emergencial

Primeiro Seminário do Provifor acontece de forma on-line, entre os dias 8 e 11 de dezembro

Publicado em 13/11/2020 às 09:53 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Encontro apontará caminhos para o desenvolvimento de novos projetos, redes de pesquisadores, publicações e práticas docentes inovadoras em todos os níveis de ensino. (Arte: Divulgação)

Entre 8 e 11 de dezembro, acontece, de forma on-line, o I SEMINÁRIO PROVIFOR, com discussões acerca dos impactos na formação de estudantes e docentes diante do Ensino Remoto Emergencial, colocado em prática durante a pandemia da Covid-19. Os participantes podem se inscrever enquanto ouvintes ou na modalidade de apresentação de trabalhos. O evento, que será transmitido ao vivo pelo CANAL NO YOUTUBE do Programa Virtual de Formação da Universidade Federal de Uberlândia (Provifor/UFU), ainda contará com conferências, Grupos de Trabalho (GTs), mesas-redondas e apresentações culturais.

A proposta do seminário surgiu diante da necessidade de refletir a reorganização das atividades de ensino no contexto remoto e on-line, em vista que as atividades presenciais da grande maioria das universidades federais brasileiras foram suspensas em março deste ano. A partir de então, computadores, internet, celulares e outras tecnologias tornaram-se indispensáveis no processo de aprendizagem e de comunicação. Nesse sentido, desde o início de suas atividades em abril, o Provifor assumiu o compromisso de propor um espaço de reflexão e formação para estudantes e docentes que atuam em todos os níveis de ensino.

Durante todo o ano, o programa convidou docentes da UFU e de outras instituições para dialogar a respeito das formas de reorganização das atividades de ensino diante desse novo cenário. Por meio da abordagem do ensino remoto, metodologias ativas, tecnologias que estavam à disposição dos docentes, inclusão, avaliação, diversidades e o cotidiano das salas de aula - que se tornaram virtuais -, foram realizadas até o momento, 59 lives no canal do YouTube do programa e emitidos mais de 15 mil certificados.

Como forma de aglutinar as diversas reflexões e diálogos deste ano, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) realizam o "I Seminário Provifor: Educação, Tecnologias e Metodologias para o Ensino Remoto Emergencial". Estarão reunidos estudantes, pesquisadores e docentes de todo o país para a troca de experiências, apresentação e debate de suas pesquisas e reflexões acerca desse período. “Ao congregar pesquisadores e professores das mais diversas áreas, esse encontro fomentará o intercâmbio de saberes e práticas no campo da educação e apontará caminhos para o desenvolvimento de novos projetos, redes de pesquisadores, publicações e práticas docentes inovadoras em todos os níveis de ensino”, destaca a professora Fernanda dos Santos, supervisora da Divisão de Formação Docente (Difdo) e uma das organizadoras do evento.

As inscrições para ouvintes no seminário estão abertas até o dia 7 de dezembro. Já as inscrições para a apresentação de trabalho encerram-se na próxima sexta-feira, 20 de novembro. Para ambas as modalidades, a inscrição é inteiramente gratuita.

Para inscrições e outras informações, acesse o site do I SEMINÁRIO PROVIFOR.

Palavras-chave: PROVIFOR Seminário educação tecnologias ensino remoto UFUContraOCorona