Publicado em 16/11/2020 às 15:39 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51
Tulio Santana, técnico no curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica no Campus Monte Carmelo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), desenvolveu o trabalho intitulado “CONTRIBUIÇÕES PARA OS ESTUDOS DE INTEGRAÇÃO DAS COMPONENTES VERTICAIS TERRESTRE E MARINHA AO LONGO DA COSTA BRASILEIRA” na área das Ciências Geodésicas, na linha de pesquisa de Geodésia e Levantamentos. A pesquisa venceu a primeira etapa do Prêmio Curta Ciência, programa promovido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O Prêmio Curta Ciência é realizado desde 2019. (Foto: UFPR)
O campo de levantamento geodésico estuda técnicas de medições angulares, lineares e de posicionamento para determinar a posição de pontos na superfície ou interior da Terra, considerando os parâmetros de curvatura do planeta.
Santana, que é lotado no Instituto de Geografia (IG/UFU), explica: “é a partir dos estudos das Ciências Geodésicas e seus referenciais que é possível monitorar o planeta e gerar infraestrutura para, por exemplo, fazer possível o funcionamento do Global Positioning System, mais conhecido como GPS, tão utilizado em nosso dia-a-dia. Além de, claro, proporcionar o monitoramento de variações no planeta Terra”.
Tulio Santana, vencedor do prêmio. (Foto: Arquivo pessoal)
A dissertação foi escrita por Santana durante seu mestrado na UFPR, sob orientação da professora Regiane Dalazoana, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas.
A maior motivação para pesquisa foi a necessidade de padronizar os referenciais verticais da parte terrestre (altitudes) e da parte oceânica (profundidades), pois estudos sobre impactos nas regiões costeiras só são possíveis com um referencial integrado. A elevação do nível do mar global impacta, hoje, a vida de cerca de 625 milhões de pessoas no mundo, e em países como Canadá e Estados Unidos, os estudos na área já vêm sendo feitos há bastante tempo.
O prêmio recebido por Santana o credita a participar da próxima fase do concurso da UFPR, e agora vai concorrer com as dissertações vencedoras dos outros Programas de Pós-Graduação da universidade.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Ciência geodésia Engenharia de Agrimensura e Cartográfica Geografia
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS