Ciência

Trabalho de servidor da UFU sobre região costeira vence primeira etapa de prêmio em universidade paranaense

Dissertação de Tulio Santana foi feita na área de Ciências Geodésicas

Publicado em 16/11/2020 às 15:39 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Tulio Santana, técnico no curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica no Campus Monte Carmelo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), desenvolveu o trabalho intitulado “CONTRIBUIÇÕES PARA OS ESTUDOS DE INTEGRAÇÃO DAS COMPONENTES VERTICAIS TERRESTRE E MARINHA AO LONGO DA COSTA BRASILEIRA” na área das Ciências Geodésicas, na linha de pesquisa de Geodésia e Levantamentos. A pesquisa venceu a primeira etapa do Prêmio Curta Ciência, programa promovido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

UFPR)

O Prêmio Curta Ciência é realizado desde 2019. (Foto: UFPR)

O campo de levantamento geodésico estuda técnicas de medições angulares, lineares e de posicionamento para determinar a posição de pontos na superfície ou interior da Terra, considerando os parâmetros de curvatura do planeta.

Santana, que é lotado no Instituto de Geografia (IG/UFU), explica: “é a partir dos estudos das Ciências Geodésicas e seus referenciais que é possível monitorar o planeta e gerar infraestrutura para, por exemplo, fazer possível o funcionamento do Global Positioning System, mais conhecido como GPS, tão utilizado em nosso dia-a-dia. Além de, claro, proporcionar o monitoramento de variações no planeta Terra”.

arquivo pessoal)

Tulio Santana, vencedor do prêmio. (Foto: Arquivo pessoal)

A dissertação foi escrita por Santana durante seu mestrado na UFPR, sob orientação da professora Regiane Dalazoana, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas.

A maior motivação para pesquisa foi a necessidade de padronizar os referenciais verticais da parte terrestre (altitudes) e da parte oceânica (profundidades), pois estudos sobre impactos nas regiões costeiras só são possíveis com um referencial integrado. A elevação do nível do mar global impacta, hoje, a vida de cerca de 625 milhões de pessoas no mundo, e em países como Canadá e Estados Unidos, os estudos na área já vêm sendo feitos há bastante tempo.

O prêmio recebido por Santana o credita a participar da próxima fase do concurso da UFPR, e agora vai concorrer com as dissertações vencedoras dos outros Programas de Pós-Graduação da universidade.

Palavras-chave: Ciência geodésia Engenharia de Agrimensura e Cartográfica Geografia