Contas

UFU está entre as quatro melhores federais em gestão de custos

Ranking com as 63 universidades foi publicado no Boletim Anual Foco em Custos, do Ministério da Economia

Publicado em 24/11/2020 às 15:39 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

A UFU ficou com a nota 7,62 em uma escala de 0 a 10, após a avaliação de três quesitos (foto: Marco Cavalcanti)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) ficou em quarto lugar no ranking de desempenho das 63 universidades federais em relação à gestão de suas contas. O resultado foi publicado no Boletim Anual Foco em Custos, no dia 10/11. A publicação, do Ministério da Economia, apresenta uma visão geral dos custos do Governo Federal.

De acordo com o boletim, a informação de custos remete ao consumo dos recursos e à mensuração dos bens e serviços prestados à sociedade com tal consumo. Os recursos que são consumidos na produção desses bens e serviços para a sociedade, portanto, são os custos.

Os indicadores foram apurados para as setoriais de custos dos ministérios, Advocacia-Geral da União (AGU) e Comandos Militares; universidades federais; agências governamentais e empresas estatais dependentes.

Na publicação, os indicadores que embasaram os diversos rankings de desempenho de órgãos do Poder Executivo federal, foram: contabilidade de custos por competência (regularidade e dispersão) e utilização das ferramentas de detalhamento de custos(personalização). A UFU ficou com a nota 7,62 em uma escala de 0 a 10, após a avaliação desses três quesitos.

Ela ficou com 100% no quesito “regularidade”, referente à existência ou não de registro contábil mensal para itens de custos de funcionamento com consumo recorrente em 2019. Esse quesito teve 50% de peso.

No segundo quesito, “dispersão” — calculada pela média ponderada dos coeficientes de variação dos mesmos itens da “regularidade”, mas com 10% de peso —,  a instituição ficou com 77,73%.

O uso de detalhamento dos centros de custos estruturados de forma sistêmica definiu o último tópico: “personalização”. A UFU atingiu, neste quesito com 40% peso, o índice de 46,16%. A nota final (de 0 a 10) resultou da soma ponderada de cada indicador.

As três primeiras universidades federais mais bem avaliadas, em ordem decrescente, foram: Fundação Universidade Federal do Pampa, Fundação Universidade Federal de São João del-Rei e Universidade Federal de Lavras.

Palavras-chave: Custos planejamento gestão administração contas ranking