Engenharia Mecânica

Engenheiros da UFU publicam livro sobre dinâmica de sistemas mecânicos

Coletânea de artigos reúne textos de pesquisadores da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Publicado em 21/12/2020 às 17:50 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Livro foi publicado em inglês e está disponível gratuitamente.

O Laboratório de Mecânica de Estruturas (LMest), vinculado à Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia (Femec/UFU), publicou, em 2019, um livro que reúne artigos científicos que mostram as principais contribuições dos pesquisadores para a dinâmica de sistemas mecânicos. A coletânea foi escrita em inglês, publicada pela editora Navegando e pode ser acessada de forma gratuita no link: DYNAMICS OF MECHANICAL SYSTEMS: A PERSPECTIVE FROM THE LMEST-UFU.

Marcelo Samora Sousa Júnior, Izabela Batista da Silva e Jefferson Silva Barbosa são alunos de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e também organizadores da coletânea. Os professores Aldemir Aparecido Cavallini e Valder Steffen Júnior, ambos da Femec, também contribuíram. Ao todo, são 15 capítulos com enfoques distintos.

O livro aborda, de forma científica, um assunto que encontramos facilmente: durante o calor do verão, você provavelmente deve utilizar um ventilador para se refrescar. Este eletrodoméstico é um exemplo de sistema mecânico, assim como outros mais complexos: os aviões  (nesse caso, um conjunto de sistemas), motores de uma usina etc. Ou seja, os pesquisadores estudam estruturas que têm em comum o movimento com diferentes complexidades.

Qual é a importância de investigar esse assunto? “Porque cada mecanismo possui características. Eles se movem, vibram de maneiras diferentes. Então, nós analisamos a dinâmica desses sistemas, para entender melhor o funcionamento deles por meio de modelos matemáticos”, explica o doutorando Marcelo Samora. E o impacto das pesquisas estão no nosso dia a dia, mesmo que não paremos para pensar neles. “Tentamos criar ferramentas para otimizar a dinâmica desses sistemas, corrigir defeitos ou falhas que possam existir nos sistemas do nosso cotidiano”, complementa Sousa.

“O Laboratório de Mecânica de Estruturas realiza pesquisas em diferentes áreas da Engenharia Mecânica e tem projetos em parceria com grandes empresas como Petrobras, Embraer e Companhias de Energia”, informa Sousa. Além disso, o programa em que ele faz parte recebeu nota 7 - nível mais alto - da última avaliação da pós-graduação no Brasil feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O cientista acredita que o livro possa impulsionar a visibilidade das pesquisas do laboratório e atrair novos pesquisadores, por meio de parcerias com instituições nacionais e internacionais.

Palavras-chave: engenharia mecânica dinâmica Sistemas