Pesquisa da UFU é premiada pelo Google

Estudo na área da computação foi selecionado na categoria de Covid-19

Publicado em 10/12/2020 às 16:16 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Foto: Freepik

Uma pesquisa em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Computação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGCO/UFU) foi premiada pelo LATIN AMERICAN RESEARCH AWARDS (LARA) do Google. O estudo "Deep learning em espectroscopia molecular por saliva: um teste sustentável, rápido e não-invasivo para diagnóstico de Covid-19", do aluno de mestrado Anísio dos Santos Júnior, sob orientação do professor Murillo Carneiro, foi um dos vencedores na categoria criada neste ano para premiar pesquisas relacionadas ao novo coronavírus.

Professor Murillo Carneiro (à esquerda) e o aluno de mestrado Anísio dos Santos Júnior (à direita). Foto: Arquivo dos pesquisadores

“Nossa proposta consiste em investigar e desenvolver métodos de deep learning para aprender representações robustas de espectros infravermelhos de amostras de saliva, com aplicação para o diagnóstico do Covid-19”, afirma Carneiro.

Deep learning, de acordo com o professor, é uma área voltada para o desenvolvimento de algoritmos capazes de aprender caracterizações de alto nível, normalmente a partir de múltiplas camadas de processamento dos dados.

A premiação do Google atribui 500 mil dólares por ano para pesquisas de mestrado e doutorado da América Latina. No caso de mestrado, o aluno e o professor recebem uma bolsa mensal de, respectivamente, 750 e 675 dólares.

Palavras-chave: google Prêmio Computação COVID-19 UFUContraOCorona