Publicado em 09/12/2020 às 14:22 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51
Apresentações acontecem no Parque da Cidade, em Brasília. (Foto: Arquivo dos pesquisadores)
A equipe de cientistas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) que desenvolveu o diagnóstico rápido para Covid-19 por meio da saliva está apresentando o trabalho em Brasília, durante a 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece no Parque da Cidade de 7 a 13 de dezembro.
O teste é feito por meio de uma plataforma chamada ATR-FTIR, que utiliza raios infravermelhos para analisar a saliva a fim de detectar se há infecção pelo novo coronavírus, o Sars-Cov-2, sem necessidade de reagentes. O resultado fica pronto em cerca de dois minutos.
A equipe já submeteu a tecnologia para avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, no momento, aguarda o resultado para que os testes possam ser feitos com a população, explica a pesquisadora Paula de Souza Santos, do Programa de Pós-Graduação em Genética e Bioquímica (PPGGB). Em abril, o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, esteve na UFU para conhecer o diagnóstico.
Os pesquisadores responsáveis pela tecnologia são Luiz Ricardo Goulart Filho, do Instituto de Biotecnologia (IBTec/UFU), Thulio Marquez Cunha, da Faculdade de Medicina (Famed/UFU), e Robinson Sabino-Silva, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICBim/UFU). Também integram o estudo as equipes do Laboratório de Nanobiotecnologia, do Laboratório de Função Pulmonar e Fisiologia de Exercício do do Hospital de Clínicas (HC/UFU) e do Serviço de Pneumologia da UFU.
O trabalho é feito em parceria entre a UFU, o laboratório Biogenetics, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Teranóstica e Nanobiotecnologia (INCT TeraNano), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: UFUContraOCorona coronavírus COVID-19 Ciência SNCT
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS