UFU faz parceria com universidade da Bolívia

Convênio está desenvolvendo livro com textos de mulheres pesquisadoras de direitos humanos

Publicado em 09/12/2020 às 14:14 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Na foto, tirada antes da pandemia, o pesquisador colombiano Luis Carlos Álvarez, mestre em Direito pela UFU (à esquerda), o reitor Valder Steffen Júnior (ao centro) e Alex Ayzama (à direita), após assinatura do convênio entre UFU e Univalle. (Foto: Arquivo do pesquisador)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a UNIVERSIDADE PRIVADA DEL VALLE (UNIVALLE), da Bolívia, estabeleceram, em 2020, uma parceria para uma cooperação acadêmica. A proposta é do pesquisador boliviano Alex Ayzama, que concluiu o mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDI) da UFU.

“Eu estava fazendo o mestrado e percebi que as universidades da Bolívia não tinham muita parceria com as universidades de outros países; então, quando voltei de férias para meu país, sugeri à Universidade Privada del Valle uma parceria com a UFU”, relata Ayzama.

Como primeiro fruto dessa parceria, o I Encontro Internacional de Mulheres Pesquisadoras em Direitos Humanos ocorreu no fim de novembro e reuniu pesquisadoras do Brasil, Bolívia, Colômbia e Peru. A proposta da UFU e da Univalle teve enfoque na participação da mulher na pesquisa na área de direitos humanos, relacionando com os impactos da Covid-19.

Registro do I Encontro Internacional de Mulheres Pesquisadoras em Direitos Humanos. (Foto: Arquivo do pesquisador)

A professora Tatiana Squeff, da Faculdade de Direito da UFU, participou do evento e apresentou uma exposição sobre a participação da mulher no pleito municipal de 2020, com base em dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A partir desse evento, foi lançada uma rede de colaboração de mulheres pesquisadoras que tem como base um livro que Squeff está organizando em parceria com outros pesquisadores.

A parceria entre as universidades envolve a criação de uma rede iberoamericana de mulheres pesquisadoras na área de direitos humanos e o livro em desenvolvimento é uma das ações propostas. A obra tem o intuito de difundir pesquisas realizadas por mulheres e sobre o direito das mulheres. “O livro tem objetivo de fazer com que se debata um pouco a igualdade de gênero no âmbito da pandemia no contexto latino-americano”, afirma Squeff.

Palavras-chave: direitos humanos Mulher Bolívia Parceria