Projeto que disponibiliza chips a alunos da UFU entra na segunda fase

Convênio entre UFU, Universia Brasil e Santander prevê a disponibilização de chips com internet para 50 estudantes; preenchimento de cadastro on-line pelos selecionados na filtragem ocorre de 5 a 9 de março

Publicado em 20/01/2021 às 11:42 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:26

Arte: Marco Túlio Silva

A assinatura de um convênio inédito entre a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a Universia Brasil e o Santander Universidades promoverá, a partir de 2021, a doação de 50 chips para discentes de graduação matriculados na instituição mineira.

Para apoiar universitários que não têm acesso à internet de qualidade, serão fornecidos chips de 5 GB mensais que, além de possibilitar chamadas de voz ilimitadas para qualquer DDD, fixo ou móvel, também permitirão uso ilimitado e gratuito dos aplicativos de WhatsApp, Internet Banking do Santander, Blackboard, Plataforma U-life e o Portal da Universia, por seis meses, sem custo para o aluno.

Poderão participar estudantes assistidos regularmente matriculados e que apresentem vulnerabilidade socioeconômica.

O convênio UFU, Universia Brasil e Santander surgiu de uma aproximação entre as universidades e as empresas, principalmente por meio dos projetos de extensão. É o que explica a pró-reitora de Assistência Estudantil da UFU, Elaine Saraiva Calderari. Ela reforça a importância desse tipo de projeto para a instituição: “Essas parcerias fortalecem a função social das organizações e oferecem suporte social e econômico aos nossos estudantes, em diversas áreas de atuação. No ano passado, o representante do Grupo Santander em Uberlândia, sr. Jairo Mascarenhas, nos apresentou essa nova proposta de parceria, que foi prontamente analisada pela universidade, promovendo a assinatura do convênio entre as partes.”

As inscrições foram realizadas até 11 de fevereiro de 2021, seguindo todas as etapas indicadas na PORTARIA PROAE Nº 01/2021. Na opinião da pró-reitora de Assistência Estudantil, "este projeto é extremamente importante para garantir, durante a pandemia, a democratização do acesso às tecnologias da Informação, de modo a permitir a participação de estudantes em situação de vulnerabilidade econômica nas atividades acadêmicas remotas promovidas pela UFU".

Serão, no total, duas etapas de cadastramento. Acompanhe as datas no cronograma* a seguir:

> 1ª Etapa

> 2ª Etapa

• 05/03 a 09/03 - Preenchimento do CADASTRO ON-LINE DA PROAE pelos estudantes selecionados na filtragem
  • 10/03 a 14/03 - Entrega do Termo de Compromisso (Anexo I) preenchido e assinado para o e-mail diase@proae.ufu.br, com o assunto "Projeto Acadêmico de Acessibilidade Digital via Celular" + "nome completo".
  • 22/03 - Publicação no site da Proae do resultado preliminar da seleção da 2ª etapa
  • 23/03 - Solicitação de Recurso da 2ª etapa
  • 24/03 - Resposta ao Recurso da 2ª etapa
  • 24/03 - Encaminhamento da lista com os dados dos estudantes que foram deferidos na 2ª etapa à UNIVERSIA BRASIL S.A.
  • a ser definido - Publicação no site da UNIVERSIA BRASIL S.A. do resultado final e distribuição pela UNIVERSIA BRASIL S.A. dos chips aos alunos contemplados

* Cronograma alterado conforme a TERCEIRA NOTA da PORTARIA PROAE N°01/2021.

Palavras-chave: Projeto Estudantil Universia Convênio Proae UFU chips Inclusão digital UFUContraOCorona