Comemorações

UFU e Unicamp lançam selo comemorativo pelo Centenário de Paulo Freire

Desenvolvida por professor substituto do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia, peça gráfica também faz alusão aos 105 anos de Elza Freire e pode ser baixada gratuitamente para usos acadêmicos

Publicado em 14/01/2021 às 08:59 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:26

Apesar de 2020 ter sido um ano atípico e pandêmico, as professoras Camila Lima Coimbra, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (Faced/UFU), e Nima Spigolon, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), deram continuidade a uma agenda institucional de parcerias, projetos e produções tendo como temática central as concepções de Paulo Freire - trabalho este, iniciado há mais de 15 anos. No intuito de marcar a agenda das comemorações institucionais e em redes profissionais, acadêmicas, relacionais e freireanas no Brasil e pelo mundo, está sendo lançado um selo comemorativo ao Centenário de Paulo Freire (1921-1997) e aos 105 anos de Elza Freire (1916-1986).

A peça gráfica é de autoria do designer gráfico, ilustrador, animador e editor de vídeo Felipe Menegheti, que atualmente também é professor substituto do Instituto de Artes (Iarte/UFU). Coimbra explica como se deu a concepção deste trabalho: "Dois em um. Um em muitos. Muitos em dois. Trocadilho para iniciar uma categoria fundamental para a compreensão do pensamento freireano: a ideia de um sujeito histórico, que se faz a partir e com suas experiências, formação, trajetória vivenciadas nas relações sociais, constituindo-se, assim, em cada identidade cultural presente na diversidade da realidade brasileira. Se assim somos, identificamos no pensamento de Paulo a presença, a convivência, a permanência, a influência da educadora Elza."

Conforme a docente da Faced, o selo apresenta o “reencontro” de Elza com Paulo, na comemoração, no reconhecimento, na historicidade de seus pensamentos e de suas práxis na concepção de um mundo menos desigual e de uma educação libertadora. "Ela é algo que não se faz com um, no singular, mas com gente, no plural. 'Reencontro' na luta, na humildade, no amor, na esperança, na reflexão crítica e na confiança, mediatizada pelo diálogo. Nesse diálogo, a obra e vida de Paulo Freire são amalgamadas por Elza Freire", argumenta.

Na avaliação de Camila Coimbra, a amorosidade de Paulo e Elza constituem um legado humano, político e pedagógico. "Ao reconhecer em Elza a presença de Paulo e em Paulo a presença de Elza, anunciamos, de fato, uma relação dialógica e dialética e, de direito, um conjunto de teorias e práticas no campo da transformação social. O selo, simbolicamente, representa a denúncia e o anúncio dialógico e utópico freireano, entre Elza e Paulo e entre eles e a humanidade", conclui.

Arte: Felipe Menegheti

Apoios institucionais

A criação do Selo Comemorativo do Centenário de Paulo Freire e 105 anos de Elza Freire foi aprovada pela Congregração da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas no dia 16/12/2020, em sua 349ª Reunião Ordinária. Posteriormente, em 28/12, o aval também foi dado em Decisão Adninistrativa expedida pela Direção da Faculdade de Educação  da Universidade Federal de Uberlândia.

O selo é gratuito, democrático e público, com autorização de reprodução e demais usos para fins exclusivamente acadêmicos. Ele permanecerá disponível para download no website da Faculdade de Educação da Unicamp e no site do Círculo de Estudos e Pesquisas Freireanos (CEPF/Faced/UFU), até 31 de dezembro de 2021.

As atividades das comemorações do Centenário de Paulo Freire podem ser acompanhadas via Instagram e YouTube.

Palavras-chave: FACED UFU Unicamp selo Paulo Freire Elza Freire