Pandemia

UFU inicia monitoramento sorológico de Covid-19 aberto a toda a comunidade acadêmica

Testes serão aplicados diariamente no Campus Umuarama

Publicado em 14/01/2021 às 17:14 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Foto: Reprodução do site do Governo Federal

A partir da próxima segunda-feira (18/01), a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) retomará o monitoramento sorológico de Covid-19 para a comunidade acadêmica. Nessa etapa, a testagem será aberta a todas as pessoas vinculadas à instituição, como servidores docentes e técnicos; estudantes de graduação, pós-graduação, Escola Técnica de Saúde (Estes) e Escola de Educação Básica (Eseba); e funcionários terceirizados.

Serão feitos testes sorológicos cromatográficos, os chamados testes rápidos, a partir da análise de amostras de sangue coletadas na ponta do dedo. O objetivo é realizar o monitoramento individual pela detecção da presença de anticorpos para Covid-19, o que indica a exposição prévia ao vírus.

Os testes serão realizados mediante agendamento prévio - com o preenchimento do FORMULÁRIO disponível on-line -, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h, no Laboratório de Imunoparasitologia, no Campus Umuarama, em Uberlândia (Bloco 4C, Sala 4C01, Av. Amazonas s/n), somente em pessoas que não estejam com sintomas de Covid-19.

Os resultados serão comunicados por e-mail em até 72h após a coleta da amostra e realização do ensaio. Os laudos individuais serão emitidos mediante solicitação por escrito para sorologiacovidufu@gmail.com. A notificação aos governos municipal e federal é obrigatória.

Esse monitoramento faz parte do projeto “Ações de Enfrentamento à Covid-19 da Universidade Federal de Uberlândia”, subsidiado pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC). O projeto integra três laboratórios da UFU: Laboratório de Nanobiotecnologia (Campus Umuarama), Laboratório de  Imunoparasitologia (Campus Umuarama) e Laboratório de Diagnóstico e Análises Moleculares (Campus Patos de Minas). Esses laboratórios já fizeram 2 mil testes sorológicos e 2.500 testes PCR (que identifica infecção por coronavírus em amostra de secreção respiratória) de amostras enviadas pelas unidades de saúde em Uberlândia e Patos de Minas.

Palavras-chave: COVID-19 coronavírus UFUContraOCorona testes