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19/02/2021 - 11:21 - Atualizado em 26/02/2021 - 08:09
UFU estende prazo para envio de respostas à Pesquisa de Avaliação do Ensino Remoto 2020
Opiniões levantadas junto a estudantes, técnicos administrativos, colaboradores terceirizados e docentes da UFU, até 14 de março, vão subsidiar ações para melhorias das suas condições de trabalho, ensino e aprendizagem
por Autor: 
Fabiano Goulart

Foto: Marco Cavalcanti

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realiza, até 14 de março de 2021, uma pesquisa qualitativa, com todos os integrantes de sua comunidade acadêmica, para avaliar as ações de Ensino Remoto desenvolvidas ao longo de 2020, como parte das medidas de prevenção e contenção do avanço da pandemia de Covid-19.

A pesquisa é realizada conjuntamente pelas pró-reitorias de Graduação (Prograd), Assistência Estudantil (Proae), Gestão de Pessoas (Progep) e pelo Grupo de Trabalho de Avaliação das Atividades Remotas da UFU, com estudantes, técnicos administrativos, colaboradores – trabalhadores terceirizados – e docentes da universidade, que receberão um e-mail institucional (domínio ufu.br) com o link para o Questionário de Avaliação do Ensino Remoto 2020 a ser respondido.

Este é o segundo instrumento de monitoramento para avaliação do ensino e trabalho remoto feito na UFU, como medida de enfrentamento à Covid-19. O primeiro (Relatório de Ações de Transição), divulgado em junho de 2020, identificou as condições de acesso à internet e às plataformas digitais. Também foram identificados os grupos de risco, as condições socioeconômicas dos estudantes e o conhecimento das plataformas digitais por parte dos docentes, discentes, técnicos administrativos e colaboradores da universidade.

Para este segundo instrumento, “o objetivo principal é compreender os resultados dos caminhos encontrados pela instituição e sua avaliação pela comunidade universitária, para que seja possível a elaboração de um diagnóstico de avaliação do ensino remoto e, em específico, aos servidores e colaboradores, do trabalho remoto”, conforme explica a pró-reitora de Assistência Estudantil, Elaine Saraiva Calderari.

 

Grupo de Trabalho

O questionário foi desenvolvido pelo Grupo de trabalho (GT) de Avaliação ao ensino/trabalho remoto instituído para assessorar o Comitê de Monitoramento à Covid-19. Composto por docentes, técnicos administrativos e discentes, o GT garantiu em sua composição a presença de especialistas nas áreas de estatística, qualidade de vida e saúde, métodos de aprendizagem, processos pedagógicos e recursos tecnológicos, para a condução do processo.

 

Resultados

A partir dos resultados da pesquisa, serão construídos indicadores para avaliar a qualidade do ensino e da aprendizagem e as condições de trabalho durante a pandemia. Os dados serão utilizados, também, no planejamento para compras de equipamentos, plataformas, insumos, além de subsidiar ações para a melhoria das condições do ensino e trabalho na instituição. “Desta forma, será possível a revisão do planejamento institucional, tanto para as unidades acadêmicas, como para as unidades administrativas em suas ações cotidianas, principalmente naquelas relacionadas ao processo pedagógico, relação professor-estudante, recursos tecnológicos e infraestrutura disponibilizada”, avalia Calderari.

 

Calendário acadêmico

Segundo a gestora da Proae, esta avaliação acontece em atendimento ao previsto na Resolução 25/2020 do CONGRAD, que aprovou o Calendário Acadêmico da Graduação e definiu as formas de condução e avaliação das atividades acadêmicas, referentes aos períodos letivos 2020/1, 2020/2, 2021/1 e 2021/2 para todos os campi da UFU. “O calendário acadêmico se mantém e destaco que as atividades deste primeiro semestre de 2021 são integralmente remotas. Quanto ao segundo semestre, dependendo dos dados da pandemia, as condições poderão ser mantidas ou revistas”, esclarece.

 

Participação

O prazo para preenchimento dos questionários iria até o próximo domingo, 28, mas foi estendido para 14/03/2021, sendo que os estudantes já receberam os e-mails para acesso e o mesmo acontecerá em breve com técnicos administrativos, colaboradores (trabalhadores terceirizados) e docentes.

“É fundamental a participação da comunidade universitária, para garantirmos dados e informações suficientes para propormos mudanças ou transformações, além de identificar as potencialidades e fragilidades que envolveram todo esse processo na nossa universidade”, finaliza Calderari.

 

>>> Contatos

 

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