Ciência

UFU seleciona bolsistas para Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica

Inscrições estão abertas até 1º de março

Publicado em 10/02/2021 às 16:09 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) publicou, nesta quarta-feira (10/02), o EDITAL para inscrição e seleção de candidatos ao Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ano base 2021.

O prêmio é destinado aos bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq e às instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). O objetivo é reconhecer aqueles cujos relatórios finais se destacam pela relevância e qualidade, e as instituições que contribuíram para alcançar os objetivos do programa.

Podem participar os bolsistas que desenvolveram projetos de 1º de agosto de 2019 a 31 de julho de 2020. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas por e-mail (iniciacaocientifica@propp.ufu.br) até 1º de março. O EDITAL detalha quais documentos devem ser enviados.

Serão selecionados seis bolsistas: três na categoria Bolsista de Iniciação Científica e três na categoria Bolsista de Iniciação Tecnológica, sendo cada um de uma grande área (Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida; Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes). O resultado final será divulgado no SITE DA PROPP no dia 18 de março.

Disputa nacional

Em 2018, Márcia Freire (esquerda) e Camila Oliveira (direita) receberam a premiação durante a 70ª Reunião da SBPC (Foto: Diélen Borges)

Os seis classificados na UFU vão disputar a 18ª edição da premiação nacional do CNPq. O primeiro colocado de cada categoria recebe uma quantia em dinheiro no valor bruto de R$ 7 mil, uma bolsa de mestrado ou doutorado no país, uma passagem aérea e hospedagem para permitir a participação na 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada em 2021.

Na categoria Mérito Institucional, é entregue um troféu para a instituição do Pibic com maior índice de egressos titulados na pós-graduação, em cursos reconhecidos pela Capes. A instituição recebe ainda uma passagem aérea e hospedagem para permitir a participação do dirigente da instituição agraciada na 73ª Reunião Anual da SBPC, além da concessão de 5 a 20 bolsas.

Em 2018, a então estudante Camila Maria de Oliveira, do curso de Administração da UFU, orientada pela professora Márcia Freire de Oliveira, da Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen/UFU), venceu o concurso nacional com o projeto “A economia solidária como determinante na trajetória profissional de seus participantes: um estudo multicasos no setor de reciclagem de Uberlândia – MG” (VEJA A REPORTAGEM DO COMUNICA UFU).

Mais informações sobre o prêmio nacional estão disponíveis em http://premios.cnpq.br

Palavras-chave: iniciação científica Prêmio CNPq Propp