Veja como foi a transmissão simbólica do cargo de reitor da UFU

Em sessão solene do Consun, Valder Steffen Júnior é empossado para gestão 2021-2025

Publicado em 05/02/2021 às 17:28 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:26

Equipe de gestores participou da solenidade na Reitoria (Foto: Marco Cavalcanti)

O Conselho Universitario (Consun) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) se reuniu, na tarde desta sexta-feira (05/02), para a transmissão simbólica do cargo de reitor (gestão 2021-2025) ao professor Valder Steffen Júnior. A sessão foi transmitida, a partir da Reitoria, pela Diretoria de Comunicação Social (Dirco), no Canal da UFU no Youtube (assista abaixo).

Steffen e o docente Carlos Henrique Martins da Silva ficaram em primeiro lugar nas listas de, respectivamente, reitor e vice-reitor, elaboradas pelo Consun, em 7 de outubro de 2020. Após DECRETO DO GOVERNO FEDERAL publicado em 6 de janeiro de 2021, Steffen foi reconduzido ao cargo de reitor da UFU, para a gestão 2021-2015. A EQUIPE DE GESTORES acompanhou a cerimônia na Reitoria.

Cerimônia

A sessão foi transmitida, a partir da Reitoria, pela Diretoria de Comunicação Social (Dirco) (Foto: Marco Cavalcanti)

A solenidade foi aberta pelo professor Orlando César Mantese, que ocupou o cargo de vice-reitor na última gestão. Mantese elogiou o trabalho de toda a equipe, especialmente no último ano, "cheio de dificuldades", e destacou a capacidade de Steffen em ouvir a comunidade.

A professora Juliana Marzinek, diretora do Instituto de Biologia, representando o Consun, falou sobre os principais desafios do próximo quadriênio — a reafirmação da ciência, o acolhimento da comunidade universitária após a pandemia de Covid-19, a sustentação da democracia e a complementação dos recursos orçamentários — e reafirmou o compromisso do trabalho coletivo, especialmente em conjunto com os conselhos superiores.

O presidente da Associação dos Docentes da UFU (Adufu), Sidiney Ruocco Junior, também falou em "abertura ao diálogo" e que a posse de Steffen representa a vitória da democracia e da autonomia universitária. "A universidade está a serviço do povo brasileiro", declarou.

Quatro ex-reitores participaram da cerimônia — Arquimedes Diógenes Ciloni, Antonino Martins da Silva Júnior, José Carlos de Oliveira e Elmiro Santos Resende — e desejaram sucesso à nova gestão. Resende falou sobre a enorme responsabilidade atual em "atravessar um mar de crises" e que "criar o novo" é um desafio para a sociedade e também para a universidade.

Discurso

Valder Steffen Júnior foi empossado para gestão 2021-2025 (Foto: Marco Cavalcanti)

Steffen abriu seu discurso lembrando que a cerimônia aconteceu de forma simplificada, sem uso de becas e presença da comunidade, devido ao distanciamento social preventivo à Covid-19. Como reitor reconduzido ao cargo, agradeceu ao ex-vice-reitor Mantese, "grande companheiro", e anunciou que a portaria de nomeação do novo vice-reitor, Carlos Henrique Martins da Silva, deve ser publicada nos próximos dias.

Em torno de quatro palavras — gratidão, esperança, acolhimento e serviço —, Steffen se dirigiu à comunidade acadêmica e à sociedade destacando a importância da ciência, do diálogo com os governos municipal, estadual e federal e do que a universidade tem a servir, como o Hospital de Clínicas.

Por fim, o reitor convidou a comunidade acadêmica a se envolver com entusiasmo com as atividades da universidade e se emocionou, por estar sendo acompanhado por seus colegas de graduação, de 1972, quando ingressou no curso de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: REITOR gestão Consun