Ciência

Comunica UFU publica série de pesquisas sobre mulheres na próxima semana

Na semana do Dia Internacional da Mulher, divulgaremos estudos de gênero desenvolvidos em diferentes áreas

Publicado em 05/03/2021 às 18:07 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Arte: Viviane Aiko

Em março de 2019, publicamos no portal Comunica UFU uma reportagem que propunha responder: Por que as universidades estudam gênero? Na época, explicamos que gênero diz respeito às construções sociais relacionadas ao sexo dos indivíduos e que havia 2103 trabalhos sobre gênero e sexo publicados no Repositório Institucional da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Dois anos depois, estamos novamente no mês em que se registra o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, e refizemos a busca sobre estudos de gênero da UFU. Agora, encontramos 3779 teses, dissertações, monografias e outros estudos científicos (todos podem ser lidos on-line). Nós falaremos sobre alguns desses trabalhos, na próxima semana, em uma série de reportagens que será publicada no Comunica UFU.

Um trabalho de conclusão de curso das Ciências Sociais analisa como se dá a objetificação das mulheres nos jogos eletrônicos. Um estudo de Relações Internacionais aborda gênero e etnia nas experiências migratórias de venezuelanas no Brasil. Do curso de Artes Visuais, um trabalho reflete sobre como as mulheres são representadas no cinema.

Também falaremos sobre mulheres na política, tema de uma dissertação em Estudos Linguísticos. Conheça ainda as histórias de alunas que conciliam os estudos com empreendedorismo e veja a análise da professora Márcia Freire de Oliveira, da Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen/UFU), que pesquisa essa área.

Se você quiser sugerir outras pesquisas desenvolvidas na UFU para serem divulgadas nos canais oficiais de comunicação, envie por aqui: comunica.ufu.br/divulgacao

Palavras-chave: série Mulheres gênero Dia internacional da Mulher Ciência Divulgação Científica