Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

05/03/2021 - 18:07 - Atualizado em 08/03/2021 - 09:59
Comunica UFU publica série de pesquisas sobre mulheres na próxima semana
Na semana do Dia Internacional da Mulher, divulgaremos estudos de gênero desenvolvidos em diferentes áreas
Por: 
Diélen Borges

 

Arte: Viviane Aiko

Em março de 2019, publicamos no portal Comunica UFU uma reportagem que propunha responder: Por que as universidades estudam gênero? Na época, explicamos que gênero diz respeito às construções sociais relacionadas ao sexo dos indivíduos e que havia 2103 trabalhos sobre gênero e sexo publicados no Repositório Institucional da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Dois anos depois, estamos novamente no mês em que se registra o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, e refizemos a busca sobre estudos de gênero da UFU. Agora, encontramos 3779 teses, dissertações, monografias e outros estudos científicos (todos podem ser lidos on-line). Nós falaremos sobre alguns desses trabalhos, na próxima semana, em uma série de reportagens que será publicada no Comunica UFU.

Um trabalho de conclusão de curso das Ciências Sociais analisa como se dá a objetificação das mulheres nos jogos eletrônicos. Um estudo de Relações Internacionais aborda gênero e etnia nas experiências migratórias de venezuelanas no Brasil. Do curso de Artes Visuais, um trabalho reflete sobre como as mulheres são representadas no cinema. 

Também falaremos sobre mulheres na política, tema de uma dissertação em Estudos Linguísticos. Conheça ainda as histórias de alunas que conciliam os estudos com empreendedorismo e veja a análise da professora Márcia Freire de Oliveira, da Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen/UFU), que pesquisa essa área.

Se você quiser sugerir outras pesquisas desenvolvidas na UFU para serem divulgadas nos canais oficiais de comunicação, envie por aqui: comunica.ufu.br/divulgacao

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2021. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal