Pular para o conteúdo principal
Divulgação científica

Confira eventos científicos, cursos e publicações na Coluna de Ciência

A edição de março também traz pesquisas da UFU que foram publicadas na mídia

Publicado em 02/03/2021 às 20:04 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

 

Ciclo de palestras

Na quarta-feira (03/03), a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) participará do Ciclo Científico de Pesquisa, promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da Universidade Federal de Catalão.A partir das 9h, a jornalista Diélen Borges, da Divisão de Divulgação Científica da UFU, ministrará a palestra “A importância da prática da divulgação científica”. A transmissão será pelo Canal da UFCAT no Youtube.

 

Antropologia

A antropóloga Valéria Martins, docente do curso de Ciências Sociais da UFU, lançou, no início de fevereiro, a página Poéticas da Terra - sensibilidades antropológicas. O site tem o foco em pesquisas e projetos em Antropologia.

A iniciativa é uma alternativa à suspensão — devido à pandemia — das oficinas “Antropologia com crianças”, projeto desenvolvido pela antropóloga desde 2014. A página tem a proposta de compartilhar um acervo de referências e materiais que possam auxiliar em processos de ensino-aprendizagem junto a crianças e que estejam voltados à diversidade, alteridade e diferença.

Mais informações podem ser obtidas pelo Facebook e pelos e-mails valeriacpmartins@ufu.brsensibilidadesantropologicas@gmail.com.

 

Biologia e Ecologia Quantitativas

O objetivo do programa é preparar pesquisadores de ciências da vida com foco no uso da matemática, física e ciência da computação (foto: Marco Cavalcanti)

O Instituto Serrapilheira está lançando, em parceria com o International Centre for Theoretical Physics – South American Institute for Fundamental Research (ICTP-SAIFR), o Programa de Formação em Biologia e Ecologia Quantitativas. O objetivo é preparar futuros pesquisadores de ciências da vida com foco no uso da matemática, física e ciência da computação.

O treinamento transdisciplinar é uma oportunidade para estudantes promissores interagirem com cientistas de ponta, responsáveis por pesquisas de grande impacto na comunidade científica mundial.

Podem se candidatar pessoas com graduação completa (ou previsão de conclusão até 31/12/2021) em qualquer área do conhecimento, em instituições do Brasil e da América Latina. Aqueles que já estejam cursando a pós-graduação também são elegíveis.

É necessário ter conhecimento prévio de cálculo diferencial e integral e domínio do inglês. As inscrições podem ser feitas de 9 de março a 3 de maio.

 

Mulher Faz Ciência

Já está disponível para download gratuito o 3º volume do livro digital Mulher Faz Ciência, publicação que busca inspirar jovens mulheres, despertar o interesse delas para a carreira científica e valorizar o trabalho de cientistas do sexo feminino. Em suas 48 páginas estão os perfis inspiradores de mais dez pesquisadoras brasileiras.

O e-book faz parte do projeto Minas Faz Ciência, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Vale a pena conferir!

 

Colaboração

A Ilha do Conhecimento, plataforma colaborativa para divulgar e popularizar a Ciência, está convidando alunos, pesquisadores, professores e pós-graduandos de todas as áreas a compartilharem seus conhecimentos.O projeto, criado por estudantes da Universidade de São Paulo (USP) há quase três anos, é independente, voluntário e sem fins lucrativos. Para saber mais ou enviar material para divulgação, entre em contato pelo e-mail conteudo@ilhadoconhecimento.com.br. Você também pode visitar a ilha no Facebook, Instagram, Twitter e no Youtube.

 

Investimentos sustentáveis

Estudantes e recém-formados de qualquer curso de graduação ou pós-graduação são o público-alvo do Prêmio ESG - FAMA Investimentos. A premiação é promovida pela gestora brasileira de ações FAMA Investimentos e visa a fomentar conteúdo científico na área de investimentos sustentáveis baseados na análise de ESG (do inglês Environmental, Social and Governance).

As inscrições dos trabalhos — que deverão estar em forma de artigo científico — podem ser feitas até o dia 15 de março. Serão distribuídos R$ 25 mil em prêmios.

 

Divulgação Científica

A Divulgação Científica é tema de dois simpósios em duas universidades, ambos com transmissão on-line e gratuitos.

O Simpósio de Divulgação Científica da Unicamp será realizado nos dias 8 e 9 de março. Minicursos, palestras, sessões de vídeo, lançamento de livros e mesas-redondas fazem parte da programação. A Unicamp produziu um vídeo, disponível no Youtube, com informações sobre o evento. As inscrições podem ser feitas pela plataforma Sympla.

Já o I Simpósio de Divulgação Científica da Universidade Federal Fluminense (UFF) será realizado de 18 a 21 de maio. Estão programadas palestras e mesas-redondas. O negacionismo científico é um dos temas abordados no evento. Os organizadores emitirão certificados.

 

SBPC

A imagem acima, uma releitura da obra “As Quatro Estações”, do pintor brasileiro Cândido Portinari, foi a escolhida para representar a 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Neste ano, o evento será sediado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e acontecerá virtualmente, entre os dias 18 e 24 de julho. O tema é “Todas as ciências são humanas e essenciais à sociedade”.

Os organizadores estão recebendo sugestões da comunidade acadêmica de temas e convidados para compor a programação. Serão realizadas conferências, mesas-redondas, minicursos e a sessão de pôsteres. O evento também inclui a Jornada Nacional de Iniciação Científica, a SBPC Cultural e a SBPC Jovem.

 

Obesidade

Já está disponível para download o Guia da Obesidade para Comunicadores. A publicação é resultado de parceria entre a Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência (RedeComCiência), a empresa Novo Nordisk Brasil e a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica. O projeto pretende estimular uma comunicação sobre obesidade livre de estigmas.

 

Gibi

Explicar temas científicos de forma lúdica. Isso é o que faz o gibi Dona Ciência, idealizado por Monica L. Andersen, da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).No número 30, a Dona Ciência explica a diferença entre os tipos de vacina contra a Covid-19. Confira em www.instagram.com/extensao.mip.unifesp.

 

Podcast

Já começou a segunda temporada do Ciência ao Pé do Ouvido, podcast de divulgação científica da UFU. O primeiro episódio de 2021 trata de Sono e Sonhos.O que a ciência tem a dizer sobre como dormimos? Qual a relação do sono com a nossa saúde? São algumas das questões abordadas.

Ouça gratuitamente no Anchor, no Spotify ou em outras plataformas de podcast.

 

Jornalismo científico 

Confira as reportagens publicadas na editoria de Ciência do portal Comunica UFU no mês de fevereiro:

Doutorando da UFU investiga, na Espanha, bactéria em carne de frango

'Scientific Reports' publica estudo da UFU sobre nova espécie de bactéria em perus

Estudo que investiga a relação entre chuvas, plantas, formigas e herbívoros ganha destaque em revista britânica

A voz das mulheres da UFU na ciência

Pesquisadores testam medicamento de Alzheimer como estratégia terapêutica para Chikungunya

Mulheres que dançam na ciência

Câncer de mama poderá ser detectado pelo sangue

 

Leia Cientistas

Você conhece a seção Leia Cientistas? Nela publicamos textos produzidos pelos próprios pesquisadores da UFU. Professores, alunos ou técnicos administrativos podem enviar o material para a Divisão de Divulgação Científica contando, em linguagem de fácil entendimento, suas pesquisas. Saiba mais em comunica.ufu.br/node/14829. Veja o que foi publicado em fevereiro:

Covid-19 em Uberlândia: médias móveis de casos, óbitos e internados

Estudantes de Medicina apresentam sintomas da Síndrome de Burnout nos últimos períodos do curso

 

Veja algumas pesquisas e pesquisadores da UFU que foram notícia em veículos da imprensa no mês de fevereiro:

DIÁRIO DE UBERLÂNDIA

Inflação em Uberlândia é de 0,27% em janeiro, aponta Índice de Preços

Livro debate cenário atual do teatro em Uberlândia

Ramo alimentício foi o mais impactado pela alta dos preços em 2020

Pesquisadores testam medicamento de Alzheimer no combate à Chikungunya

Infectologista alerta para transmissibilidade do vírus entre crianças

Pesquisadores da UFU desenvolvem nova forma de diagnosticar câncer de mama

Livro traz reflexão sobre retomada das escolas

 

G1

'Fevereiro Laranja', HC-UFU faz campanha de conscientização sobre a leucemia e estímulo à doação de medula

Inflação de janeiro em Uberlândia fica em 0,27%, puxada pela alimentação e bebida

Pesquisadora da UFU desenvolve método para diagnosticar câncer de mama pelo sangue

Em seis anos, Clínica de Enfrentamento ao Trabalho Escravo da UFU assessorou mais de 200 trabalhadores

 

RÁDIOS EBC

Você conhece alguma empresa júnior de química?

 

RÁDIO CBN

Pesquisa mineira pode viabilizar teste de Covid-19 mais rápido e menos incômodo

 

MINAS FAZ CIÊNCIA INFANTIL

Que legal é levitar!

 

AGÊNCIA BRASIL

Chip pode substituir laboratório no diagnóstico de doenças

 

DIÁRIO DO COMÉRCIO

Alta mortalidade de pequizeiros no Norte de Minas será pesquisada

 

OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA

Facebook, WhatsApp e Twitter são as redes sociais mais populares em veículos do Sudeste

 

PORTAL BRASIL

Sensores e celulares: tecnologia unida contra doença

 

PATOS AGORA

Projeto da UFU oferece intervenção gratuita para limitação de movimento no tornozelo

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Coluna de Ciência Divulgação Científica Março Eventos publicações

A11y