Conselho aprova programas e políticas na área de extensão e cultura

Primeira reunião do Consex do ano também teve apresentações de relatórios da gestão 2017-2020

Publicado em 26/03/2021 às 13:54 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:26

O Conselho de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Uberlândia (Consex/UFU) se reuniu nesta quarta-feira, 24/03, pela primeira vez em 2021. Os conselheiros aprovaram a criação do Programa de Iniciação Artística (Pina), a Política de Promoção, Apoio e Valorização dos Museus da universidade e o Programa de Extensão Universidade da Mulher (UFU-Mulher).

Na reunião, realizada de forma remota devido à pandemia de Covid-19, também foram apresentados os relatórios de evolução e os resultados da cultura e da extensão ‒ áreas de atuação da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) ‒, e da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae), referentes ao quadriênio 2017 a 2020.Valéria Maria Rodrigues, técnica administrativa que assumiu, em 2021, a Diretoria de Extensão da Proexc, apresentou o relatório da extensão. Entre as realizações da área, foram destacados, por exemplo, os 2.007 projetos, 300 programas, 1.154 cursos, 3.073 eventos, 192 publicações e 315 prestações de serviços.

O diretor de Cultura da Proexc, Alexandre Molina, abordou os resultados de ações realizadas ou apoiadas pelo setor. Ele citou o Programa Institucional de Apoio à Cultura (Piac), o programa de ocupação do Centro de Memória de Cultura Negra Graçado Aché, as exibições do Cine UFU, as apresentações da Orquestra Popular do Cerrado, o projeto Arte na Praça e as ações do Museu do Índio.

Molina também destacou, da mesma forma, as atividades desenvolvidas durante o período de isolamento social ‒ como o Festival de Cultura UFU em Casa ‒, o Programa de Apoio aos Museus e as apresentações do Coral da UFU, entre outros eventos artísticos.

“Isso é um fragmento daquilo que está contido no Relatório de Gestão 2017-2020, que tem 415 páginas, tentando fazer, de fato, uma prestação de contas para a sociedade das ações que foram desenvolvidas”, afirmou o pró-reitor da Proexc, Hélder Eterno da Silveira.

As ações desenvolvidas pela Proae, criada em 2016, foram apresentadas pela pró-reitora Elaine Calderari. Ela citou um histórico sobre a assistência estudantil no Brasil e fez um panorama da evolução da Proae, citando números e atuações na assistência à saúde, apoio pedagógico, cultura, inclusão digital, creche, esporte, transporte, moradia estudantil, alimentação e o acesso, participação e aprendizagem dos estudantes. “A UFU é uma das únicas universidades do Brasil que atua nas 10 áreas”, salientou Calderari.

O reitor da UFU, Valder Steffen Júnior, afirmou que a pró-reitoria, nos últimos quatro anos, se consolidou. “Hoje ela realiza inúmeras ações altamente relevantes para garantir a permanência, a formatura dos nossos estudantes, e para que eles se sintam bem na universidade. Não é apenas uma formação acadêmica, científica, mas também uma formação cultural, cidadã”, frisou o reitor.

O Consex também aprovou a criação do Programa de Iniciação Artística (PINA), a ser gerenciado pela Proexc, por meio da Diretoria de Cultura. O programa tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento de projetos de investigação artística proposto por estudantes dos cursos de graduação da UFU vinculados à área de Artes.

Outro item aprovado foi a Política de Promoção, Apoio e Valorização dos Museus da universidade. Ela é composta por princípios e diretrizes para que os museus da universidade se tornem ou reforcem o papel de referências locais, regionais e nacionais em suas respectivas áreas.

O Programa de Extensão Universidade da Mulher (UFU-Mulher) foi também foi aprovado na reunião. “Ele é um programa indutor para apoiar as unidades a atuarem em ações voltadas às mulheres da comunidade, seja na forma de eventos, cursos, projetos etc., em estreita relação com as áreas de comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, tecnologia, trabalho, educação, meio ambiente e saúde”, explica Silveira.

As resoluções referentes a essas e outras decisões da primeira reunião do Consex de 2021 estarão disponíveis na página de Atas e Resoluções dos Conselhos Superiores.

Palavras-chave: Reunião consex extensão cultura assistência estudantil programas