Empossado o novo vice-reitor da UFU

Ex-diretor da Faculdade de Medicina, Carlos Henrique Martins da Silva começou as atividades em seu novo cargo na Universidade Federal de Uberlândia nesta segunda-feira (01º/03)

Publicado em 01/03/2021 às 15:18 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:26

Fotos: Alexandre Costa

Agenda cheia no primeiro dia como vice-reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O professor Carlos Henrique Martins da Silva participou de atividades na Residência Médica e Multiprofissional da UFU, logo na manhã desta segunda-feira, dia 1º. No período vespertino, foi o momento de marcar presença na Sala dos Conselhos, onde ocorreu a sua primeira reunião como membro da equipe gestora da instituição. A portaria que nomeou o docente da Faculdade de Medicina (Famed/UFU) para seu novo cargo foi a de nº 676, do dia 25 de fevereiro. Ele ficará na função por um mandato de quatro anos, com término previsto para 28 de fevereiro de 2025.

Martins da Silva foi o companheiro do reitor Valder Steffen na chapa UFU para Todos e Todas, a vencedora da Consulta Eleitoral Eletrônica e Remota, realizada no dia 17 de setembro de 2020 junto à comunidade acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia. A eleição se deu em primeiro turno, com 63,81% dos votos.

Mini-currículo

O  vice-reitor  Carlos Henrique Martins da Silva é natural de Uberlândia, estudou no Colégio Estadual de Uberlândia e graduou-se em Medicina pela Universidade de São Paulo (1980) e em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia (2000). Fez residência médica em Pediatria pela Universidade de São Paulo (1983). Mestre em Medicina (Pediatria) pela Universidade de São Paulo (1990) e doutor em Medicina (Pediatria) também pela USP (1995). É professor titular da Faculdade de Medicina (Famed/UFU), atuando nas áreas de Pediatria, Reumatologia Pediátrica e Humanidades em Saúde. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPCSA/Famed/UFU) e tutor do Grupo PET Medicina. Foi coordenador do PPCSA de 2007 a 2011, gestor acadêmico do Hospital de Clínicas da UFU nos anos de 2016 a 2017 e diretor da Famed entre agosto de 2017 e fevereiro de 2021.

Entrevista à Dirco

Durante este primeiro dia de atividades na vice-reitoria, o professor Carlos Henrique Martins da Silva conversou um pouco sobre seus projetos no novo cargo com a jornalista Eliane Moreira, da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU).

Há quanto tempo o senhor está na UFU?

Há 32 anos, desde novembro de 1988.

Por que aceitou o convite para ser o vice do professor Valder?

Embora, desde que recebi o honroso convite do professor Valder para participar da chapa UFU para Todos e Todas, tenha reconhecido os desafios e responsabilidades inerentes ao cargo de vice-reitor, aceitei prontamente, pois tenho plena confiança no nosso reitor e acredito que poderemos contribuir, com serenidade e muito trabalho, para o enfrentamento dos graves obstáculos esperados para os próximos anos, tais como as restrições orçamentárias e o cenário sanitário desfavorável.

Qual o papel do vice-reitor?

O vice-reitor, além de substituir o reitor nas eventuais ausências, participa de forma ativa das reuniões administrativas da administração superior da UFU, é responsável especificamente pelas áreas de Tecnologia da Informação e Sistemas de Bibliotecas. Dada a experiência prévia na Famed, contribuirei na gestão do Hospital de Clínicas da UFU.

Que mensagem o senhor deixaria para comunidade universitária?

Agradeço a toda comunidade UFU pela confiança depositada na consulta eleitoral. Contem com meu trabalho, no limite de minhas capacidades físicas, emocionais e intelectuais. Estarei, a todo momento, na defesa da nossa UFU, em especial dos seus valores institucionais - como-democracia, autonomia universitária, laicidade e pluralidade -, éticos e compromisso social, conquistados ao longo de tantos anos, por tantas pessoas.