HC-UFU faz balanço dos estoques e anuncia ampliação de leitos de UTI adulto

Momento exige atenção em relação à gestão dos estoques de medicamentos e insumos

Publicado em 25/03/2021 às 13:19 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:26

O reitor Valder Steffen Júnior e o superintendente do Hospital de Clínicas, Nilton Pereira Júnior, participaram de live (foto: Renata Neiva)

Na manhã desta quinta-feira (25) foi realizada mais uma live com o reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Valder Steffen Júnior e o superintendente do Hospital de Clínicas (HC-UFU), Nilton Pereira Júnior. A live é uma parceria entre os gestores como forma de prestar contas à sociedade sobre a atuação da universidade e do hospital frente à gestão do atendimento à saúde da comunidade.

O reitor iniciou se solidarizando com as famílias que perderam entes queridos e agradecendo as equipes de assistência à saúde e às doações de insumos e equipamentos de proteção individual recebidas de diversas empresas e organizações.

O superintendente do HC-UFU, destacou que o momento exige muita atenção em relação à gestão dos estoques de medicamentos e insumos, por isso algumas medidas precisaram ser tomadas para evitar o desabastecimento. Entre as medidas estão a redução do número de pessoas circulando no hospital com a suspensão, temporariamente, dos estágios curriculares dos cursos de graduação e a ampliação da restrição de visitas e acompanhantes. “Com o recrudescimento desta segunda onda, tomamos medidas, preventivamente, para que não haja o desabastecimento de suprimentos como temos visto em outros lugares. Por isso, a prioridade número um do HC neste momento é recompor seus estoques, inclusive de oxigênio. Temos uma capacidade de armazenamento de 30 mil m³ de oxigênio e estamos ampliando a capacidade para mais 12 mil m³ no mês de abril. Até agora não houve desabastecimento dos nossos estoques, mas o consumo aumentou muito com a ampliação de leitos e a crescente demanda de pacientes tanto de covid quanto de outras especialidades que continuam sendo atendidos”, explicou o superintendente.

Mesmo com todas as medidas tomadas para controle dos estoques, estão sendo seguidos protocolos clínicos e assistenciais validados e pactuados tanto pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quanto pelos comitês internos para que não haja risco ao paciente ou às equipes. “Todas as áreas técnicas do HC-UFU estão constantemente atualizando os protocolos e seguindo as evidências científicas para que possamos usar adequadamente e de forma racional todos os insumos necessários”, ressaltou o superintendente.

Ainda durante a live, o superintendente anunciou a abertura de dez novos leitos de UTI adulto exclusivos para covid-19. “Graças ao apoio dos governos Federal e Estadual, recebemos respiradores, monitores cardíacos, verba para compra e aluguel de bombas de infusão, e insumos em geral, com isso abrimos seis leitos desde ontem, e estão previstos mais quatro para esta semana, totalizando 42 leitos de UTI adulto exclusivos para pacientes com covid-19”. Pereira Júnior destacou ainda a importância do apoio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que é a gestora do Hospital de Clínicas, na contratação dos recursos humanos para atuarem neste atendimento. Ao todo, desde o início da pandemia foram mais de 320 profissionais contratados emergencialmente, 226 só nos primeiros meses de 2021.

Dados epidemiológicos sobre os atendimentos realizados no HC-UFU também foram apresentados. De acordo com o superintendente, o hospital já realizou mais de 2.200 atendimentos e internações de pacientes suspeitos ou confirmados de covid-19. Apesar da taxa de mortalidade no hospital ser baixa em comparação ao índice nacional, entre 2020 e os três primeiros meses de 2021 houve um aumento de 23% de óbitos, saltando de 60 para 74 mortes até o dia 20 de março. Do total de óbitos ocorridos no HC-UFU, 32% são de pessoas com menos de 60 anos.

Palavras-chave: saúde HC Hospital COVID-19 leitos EBSERH UTI insumos medicamentos