#UFUContraOCorona

Nota da Reitoria à Comunidade UFU

Um ano após a decisão pela suspensão das atividades acadêmicas presenciais, equipe de gestão faz análise do trabalho de enfrentamento à pandemia da Covid-19 e conclama participação de alunos e servidores nos esforços conjuntos contra esta doença

Publicado em 16/03/2021 às 15:14 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:26

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) tem atuado desde o início da pandemia, em 2020, a partir de três premissas estruturantes: saúde e bem-estar; segurança e formação; e proteção e acompanhamento. Essas premissas visam ao enfrentamento da Covid-19 com a garantia de que seus servidores(as), colaboradores(as) e estudantes desenvolvam suas ações acadêmicas de ensino, de pesquisa e de extensão com a máxima segurança possível.

Diuturnamente, por meio de seus dois Comitês de Monitoramento à Covid-19 – um no âmbito da própria universidade e o outro, no do Hospital de Clínicas (HC-UFU/Ebserh) –, a UFU acompanha a situação da pandemia no Brasil e na região em que está inserida, com o levantamento do número de casos e a manutenção de ações que visam a garantir a saúde integral da comunidade acadêmica. A instituição também tem colaborado no atendimento à população, seja no redimensionamento de ações do HC, seja em atividades de testagem, pesquisas, produção de álcool em gel, extensão e cultura para apoio à sociedade, dentre tantas outras.

Todavia, o cenário da pandemia em Uberlândia e municípios da região se agravou nas últimas semanas. A elevada incidência de casos com a circulação de novas variantes da Covid-19 reforça a necessidade de se aumentar a vigilância e os cuidados. Por isso, é necessário que o bem coletivo maior, a vida, receba proteção.

Assim, a Administração Superior da Universidade Federal de Uberlândia pede a discentes, docentes e técnicos administrativos da instituição que adotem, ainda mais, medidas de segurança, que vão desde o distanciamento social, o uso de máscaras, a diminuição da circulação nas cidades, a higiene das mãos e, assim que possível, a vacinação.

É necessário que a UFU continue funcionando, mas que o faça garantindo a vida de todos e todas e seu apoio irrestrito ao Sistema Único de Saúde (SUS). Portanto, com exceção das atividades essenciais e as de manutenção da instituição, todas as demais devem ser realizadas remotamente, a fim de que haja a menor circulação possível de pessoas e a UFU, deste modo, possa colaborar para a diminuição dos casos de infecção pela Covid-19.

O momento é de ampliação da solidariedade a todos e a todas que estão sofrendo com a pandemia, bem como ao sistema púbico de saúde; motivo pelo qual a UFU adotará medidas mais rígidas de controle e acesso aos campi, orientando seus membros a redimensionarem ações e atividades para o formato remoto, quando possível.

A UFU, bem público a serviço do Brasil, não descansará enquanto a pandemia continuar fazendo vítimas, motivo pelo qual tem atuado em colaboração com outras instituições para mitigar este problema sanitário. A esperança é de que, em um curto espaço de tempo, haja vacinas disponíveis e que possam ocorrer a retomada dos encontros físicos entre colegas e a retomada das atividades presenciais com segurança.

Os tempos são difíceis, mas esta instituição não se furtou, não se furta e não se furtará em dar sua contribuição no enfrentamento à Covid-19. Em breve, poderemos nos rever, nos abraçar e continuar formando cidadãos e cidadãs comprometidos com a vida e com o desenvolvimento da sociedade.

Por fim, reiteramos nosso mais profundo apoio e solidariedade a todos e todas que perderam seus entes queridos, bem como aos profissionais da saúde que têm realizado um trabalho exemplar de cuidado com a população, inclusive às custas de muitos sacrifícios pessoais. Colocamos a UFU a serviço da sociedade e trabalharemos, incansavelmente, para vencermos esta etapa difícil de nossa história recente.

Valder Steffen Júnior

Carlos Henrique Martins
Vice-reitor

Palavras-chave: nota oficial Reitoria gestão UFU pandemia COVID-19 UFUContraOCorona