Ciência

Observatório de Políticas Públicas divulga resultado preliminar de seleção para Iniciação Científica

Oportunidades são para graduandos da UFU desenvolverem o primeiro contato com a atividade de pesquisa

Publicado em 15/03/2021 às 17:58 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

São oferecidas 10 vagas para estudantes dos cursos de graduação da UFU. (Foto: Marco Cavalcanti/Arquivo)

Estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) estão participando do processo seletivo para Iniciação Científica Voluntária, promovido pelo Observatório de Políticas Públicas da universidade. As inscrições ocorreram até o último dia 31 de março e já está disponível o RESULTADO PRELIMINAR

São oferecidas 10 vagas para quatro temas: "Política comparada: políticas de enfrentamento da evasão no Brasil e no Mundo" (cinco vagas); "Desigualdades sociais nas Universidades Federais: orçamento, proteção social e evasão" (uma vaga); "Organismos multilaterais e as políticas de Educação Superior na América Latina" (duas vagas); e "Trilhas formativas dos estudantes do Ensino Superior Público brasileiro" (duas vagas).

Conforme Leonardo Barbosa e Silva, docente do Instituto de Ciências Sociais e coordenador do Observatório de Políticas Públicas, a chamada é uma oportunidade para que os estudantes possam conhecer qual é a rotina da pesquisa.

“E para se preparar para a vida acadêmica, para os desafios que são colocados em um momento em que o Brasil sofre tanto com negativas à Ciência, vivendo a pandemia, precisando dar respostas à pandemia. A sociedade precisa que a gente dê respostas para os problemas dela. E é um pouco isso que a Iniciação Científica faz. Ela abre as portas para que o estudante experiencie, pela primeira vez, as ferramentas, as rotinas, o processo de produção da pesquisa”, destaca Silva.

O regulamento do processo seletivo pode ser acessado no Edital nº 01/2021. O resultado final será divulgado na próxima sexta-feira (09/04).

Palavras-chave: iniciação científica inscrições Observatório política públicas