PESQUISA

Pesquisa sobre comportamento de risco durante pandemia está aberta a participação

Questionário pode ser respondido por qualquer pessoa residente no Brasil e maior de 18 anos

Publicado em 25/03/2021 às 08:28 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:26

Idealizada pelo Grupo de Estudos em Comportamento Humano e Evolução (Gech), sob a coordenação do professor Wallisen Hattori da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (Famed/UFU), pesquisa sobre o comportamento de risco na pandemia de Covid-19, está aberta à participação.

O estudo tem por finalidade entender variáveis ligadas ao comportamento de não adesão às orientações profissionais de prevenção à contaminação pelo vírus Sars-CoV-2, como isolamento social e o uso de máscara, e busca melhor compreender implicações socioculturais relacionadas ao comportamento na pandemia, como o uso de redes sociais e o posicionamento político.

Segundo Ronian Carvalho, estudante e pesquisador no grupo, os dados obtidos por meio do questionário eletrônico serão analisados de forma quantitativa e qualitativa para se entender quais variáveis específicas - existência de medidas punitivas locais, posicionamento político, status profissional, perfil socioeconômico, uso de mídias sociais e aplicativos de relacionamento, meios de comunicação habituais para busca de notícias, traços de personalidade, sexo, idade, religião, escolaridade e status civil - são comuns no perfil das pessoas que não aderem ou que aderem apenas parcialmente às medidas de prevenção contra a Covid-19.

De acordo com Hattori, a ideia inicial é tentar compreender estes padrões comportamentais para contribuir com ações de prevenção, por exemplo. “Devemos entender a Ciência como a via de geração de conhecimento de forma sistematizada, mas também como uma ferramenta poderosa para a transformação social. Se compreendemos melhor um fenômeno, podemos agir para melhorar o bem-estar geral”.

A pesquisa garante o anonimato ao participante, tendo apenas a intenção de descrever os padrões comportamentais sem identificar nenhum participante. “No futuro, com os resultados em mãos, pretendemos elaborar ações de extensão universitária e de divulgação científica para, assim, cumprir o papel social do fazer Ciência”, finaliza o professor.

Gostaria de contribuir com a pesquisa? Você pode responder o questionário pelo link: http://bit.ly/RISCO19

Folder de divulgação da pesquisa. (Imagem: Divulgação)

Palavras-chave: pesquisa pandemia comportamento humano Famed #UFUcontraoCorona