Programa UFU-Mulher é aprovado pelo Conselho de Extensão

Programa será um indutor da promoção e do estabelecimento de ações e atividades voltadas para as mulheres nas comunidades interna e externa, no âmbito da UFU

Publicado em 31/03/2021 às 07:51 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:26

Todas as mulheres da comunidade, inscritas nas ações, poderão participar do Programa UFU-Mulher. (Arte: Eduardo Gomes)

O Conselho de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Uberlândia (Consex/UFU) aprovou em reunião realizada na quarta-feira, 24/03, o Programa de Extensão Universidade da Mulher (UFU-Mulher). O programa visa a indução e promoção de ações voltadas à emancipação feminina, participação das mulheres na vida da comunidade acadêmica e desenvolvimento de ações para ampliar a participação feminina da comunidade em ações desenvolvidas pela UFU.

No programa de extensão, serão abordados assuntos de interesse das mulheres, como o empreendedorismo, o trabalho e a posição social de reconhecimento. Vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex/UFU), o UFU-Mulher tem como foco a indução, o planejamento, a implementação e acompanhamento, bem como a avaliação de processos de atenção, emancipação, respeito, promoção, formação e qualificação de mulheres da comunidade extra-acadêmica, no âmbito da UFU.

De acordo com a relatora Érika Tassi, um dos objetivos do programa é estimular a realização de projetos que integrem diferentes áreas do conhecimento, desta forma será necessária a articulação entre as diferentes unidades acadêmicas da UFU. Dentre os objetivos do programa, está, também, desenvolver e promover ações destinadas ao acolhimento das mulheres da comunidade externa nos espaços acadêmicos e extra-acadêmicos e, desenvolver ações de ensino, educação e saúde voltadas às mulheres, além de promover a formação e a capacitação da mulher nas diversas áreas dos conhecimentos e auxiliá-las para o mundo do trabalho e autonomia.

O projeto atuará, também, no enfrentamento à violência, defesa e garantia de diretos e ocupação dos espaços institucionais. Será criado o Fórum Maria da Penha, para reunir pessoas da comunidade acadêmica e extra-acadêmica a fim de levantar demandas sociais a serem incorporadas às ações e projetos específicos da Universidade da Mulher. O fórum será conduzido pela Coordenação Institucional do programa a fim de identificar ações e atividades voltadas à demanda social e interesse público sobre a temática da mulher.

Confira a íntegra da resolução aprovada pelo Consex.

Palavras-chave: UFU-Mulher Mulher extensão PROEX consex Fórum Maria da Penha