Qualificação profissional

'Projeto UAI: UFU Acolhe Imigrantes' abre editais para formação de equipe e alunas

Programa tem como objetivo ofertar um curso de qualificação profissional em Higienista de Serviços de Saúde e estão previstas 300 vagas com bolsa

Publicado em 02/03/2021 às 12:16 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:26

Projeto pauta-se em estratégias nos eixos de qualificação profissional, promoção da equidade, combate à violência contra mulher e acesso à educação, com vistas à inserção sociocultural e no mercado de trabalho. (Imagem: Divulgação)

O "Projeto UAI: UFU Acolhe Imigrantes" lançou dois editais para as seleções de equipe e alunas do programa. A iniciativa tem o objetivo de ofertar um curso de qualificação profissional em Higienista de Serviços de Saúde para mulheres da microrregião de Uberlândia (MG). Os editais ainda preveem um auxílio financeiro para profissionais e alunas, por meio de bolsas. O curso é gratuito e as aulas serão on-line.

O projeto é proposto pela Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia (Estes/UFU), por meio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH), Secretaria Nacional de Políticas Para as Mulheres (SNPM) e Departamento de Políticas das Mulheres e Relações Sociais (DPM), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU). O público-alvo do projeto é formado por mulheres, preferencialmente imigrantes ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que residam na microrregião de Uberlândia - formada também pelos municípios de Araguari, Araporã, Canápolis, Cascalho Rico, Centralina, Indianópolis, Monte Alegre de Minas, Tupaciguara e Prata.

Seleção de profissionais

EDITAL para a seleção da equipe oferta vagas para atuar como tutor(a), secretário(a) escolar, mediador(a) cultural e docente em diversas áreas. O projeto prevê o apoio financeiro por meio de bolsas para docentes, técnicos(as) administrativos(as), alunos(as) de cursos de pós-graduação da UFU e para público externo.

Para as inscrições, os(as) profissionais interessados(as) devem enviar para o endereço de e-mail projetouai.ufu@gmail.com, até o dia 10 de março:

• Ficha de Inscrição (disponível no EDITAL);
  • Cópia da Cédula de Idendade (Registro Geral) ou outro documento de idenficação válido, previsto na legislação vigente;
  • Cópia do CPF;
  • Ficha de Avaliação, de acordo com a vaga pretendida, devidamente preenchida e assinada (disponível no EDITAL).

(Imagens: Divulgação)

Seleção das alunas

O EDITAL para seleção de alunas disponibiliza 300 vagas para mulheres que tenham concluído o Ensino Fundamental I (1º a 5º ano), para ingresso no Curso de Formação Inicial e Continuada em Higienista de Serviços de Saúde. Cada aluna matriculada no curso receberá um auxílio mensal de R$ 100 durante os quatro meses do curso, condicionado à participação.

Para as inscrições, as interessadas devem enviar para o endereço de e-mail projetouai.ufu@gmail.com, até o dia 19 de março:

• Ficha de inscrição (disponível no EDITAL);
  • Cópia da cédula de Registro Geral (documento brasileiro) ou outro documento equivalente do país de origem;
  • Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF), caso possua;
  • Comprovante de endereço com o Código de Endereçamento Postal (CEP), que pode ser de próprio punho (produzido pela candidata).

O e-mail projetouai.ufu@gmail.com também está disponível para o esclarecimento de eventuais dúvidas tanto sobre a seleção de profissionais quanto a das alunas.

Palavras-chave: UFU imigrantes Qualificação Profissional PROEXC