Internacionalização

UFU é 'Top 500' em novo ranking internacional

Levantamento do 'Times Higher Education World University Rankings' coloca a Universidade Federal de Uberlândia na faixa "451-500" entre as melhores universidades de países emergentes

Publicado em 11/03/2021 às 11:40 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:26

O Times Higher Education World University Rankings divulgou, na última terça-feira (09/03), os novos dados do “Emerging Economies University Rankings”, com um recorde de 606 universidades classificadas, em 48 países e regiões. Na edição de 2021 do levantamento, a UFU foi classificada entre as 401-500 melhores instituições de ensino superior por este ranking.

O THE World University Rankings é um compilado de rankings de desempenho global, que avalia as universidades a partir de quatro “missões” das instituições de ensino superior: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectiva internacional.

O Emerging Economies University Rankings considera, na sua avaliação, universidades de países classificados como emergentes pelo índice FTSE e, para tanto, utiliza-se de 13 indicadores de desempenho. Os pesos são especialmente recalibrados para refletir as características das universidades de economias emergentes para que, assim, o ranking possa fornecer dados mais abrangentes e equilibrados.

Os 13 indicadores de desempenho estão agrupados em cinco áreas: ensino (ambiente de aprendizagem); pesquisa (volume, receita e reputação); citações (influência da pesquisa); perspectiva internacional (funcionários, alunos e pesquisa); e renda da indústria (transferência de conhecimento).

Metodologia

De acordo com o professor Waldenor Barros Moraes Filho, titular da Diretoria de Relações Internacionais e Internacionais (DRII) e presidente da Comissão de Acompanhamento de Lançamento de Dados Institucionais da UFU em Rankings Universitários Internacionais, “o ingresso da UFU em rankings gerais contribuiu para a inserção da instituição também em rankings temáticos". Ele esclarece que a UFU, "ao ser listada como uma universidade atuante no contexto das Economias Emergentes, favorece o aumento de sua visibilidade não somente no cenário dos BRICS [agrupamento formado por cinco grandes países emergentes - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul - que, juntos, representam cerca de 42% da população, 23% do PIB, 30% do território e 18% do comércio mundial], mas no hemisfério sul e entre os países com economias mais consolidadas". Na avaliação de Moraes Filho, trata-se de mais um passo rumo ao processo de internacionalização da UFU.

De acordo com o diretor do THE, Phil Baty, este é o ranking mais competitivo da história. Baty destacou os desafios que a pandemia da Covid-19 colocou sobre as universidades de países emergentes: “Este cenário resultou em uma série de mudanças para o ensino superior, com muitos optando pelo ensino e aprendizagem on-line, e menos alunos viajando para o exterior. Estamos ansiosos para ver como as universidades de economias emergentes vão se posicionar no próximo ano e quais as oportunidades que elas vão oferecer, tanto internamente quanto em escala global.”

O Brasil, neste ano, atingiu o recorde de 52 universidades participando deste ranking, dentre as quais seis são instituições estreantes nele.