Coral da UFU mantém atividades on-line durante a pandemia

Neste mês foi lançado um vídeo com a canção “Sapato Velho” e no próximo dia 30/04 acontecerá um novo lançamento de obra popular brasileira

Publicado em 16/04/2021 às 14:49 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:26

A música ‘Sapato Velho’ foi lançada pelo Quarteto em Cy e fez sucesso ao ser gravada, em 1981, pelo grupo Roupa Nova. (Arte: Reprodução)

O Coral da UFU é um equipamento cultural da Diretoria de Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Dicult/UFU). Fundado em 1977, pelo professor Carlos Alberto Storti, e regido, desde 1981, pela docente Edmar Ferretti, tem a atribuição de cultivar obras corais de diversos gêneros, estilos e épocas. Com a suspensão das atividades presenciais por conta da pandemia de Covid-19, o grupo acostumado a participar de atividades artísticas, culturais e acadêmicas há mais de 40 anos, teve que se adaptar com a distância. Com isso, surgiu uma nova maneira de integração entre o grupo e o público, por meio de vídeos e das redes sociais.

A última atividade realizada foi o lançamento, neste mês, de um vídeo da obra “Sapato Velho”, que fez sucesso nas vozes do grupo Roupa Nova. Outras produções, como o “Hino Nacional Brasileiro”, “Agora só falta você” e “Como é grande meu amor por você”, também foram promovidas para incorporar o projeto “UFU em Casa”. No próximo dia 30/04, terá um novo lançamento de obra popular brasileira, ainda a ser definida, no Canal do You Tube da Dicult.

O grupo, acostumado com as atividades presenciais, teve que se adaptar ao formato on-line para dar seguimento às atividades. (Foto: Coral da UFU)

Um dos principais obstáculos mencionados pela equipe é que, apesar da adesão positiva ao on-line, nem todos os integrantes conseguem participar, em função das dificuldades com a tecnologia. O grupo tem se encontrado virtualmente, por meio de plataformas virtuais, para reuniões e realização de projetos. Uma das maneiras encontradas para promover a integração da equipe, mesmo à distância, foi a elaboração de uma nuvem de palavras que respondessem à pergunta: "O que é o Coral da UFU pra você?".

Visando a aproximação dos participantes, a atividade da nuvem de palavras, realizada no mês passado, consistia em cada um responder o significado do coral com apenas três palavras. As mais escolhidas apareceriam em maior dimensão na arte que viria a ser elaborada. "Alegria", "amor", "família", "aprendizagem" e "cultura" foram os destaques na escolha do grupo.

A palavra 'alegria' foi a mais escolhida como significado para o Coral da UFU. (Arte: Divulgação)

As atividades presenciais do coral não têm previsão de retorno, mas as on-line seguem. Nessa adaptação, foi constatado pelos integrantes que muito se perdeu em aspectos técnicos, mas que todos estão encarando apenas como uma pausa. “Continuaremos. A situação nos afasta, mas não nos cala. Seguiremos cantando até voltarem os abraços, o olho no olho, o fluxo de ar livre correndo no canto sem as máscaras”, declarou Jôfre Goulart, pianista que atua no coral desde 2001 e dá suporte para Edmar Ferretti na função de regente assistente, desde 2007.

Sempre aberto às comunidades interna e externa à UFU, o coral permite que pessoas interessadas possam fazer parte da equipe mediante a análise de formulário de inscrição - que pode ser enviado para o e-mail coraldaufu@proex.ufu.br. É possível, também, acompanhar o Coral da UFU no Instagram e no YouTube.

Palavras-chave: Coral da UFU Dicult UFU UFUemCasa Cultura UFU Música Sapato Velho UFUContraOCorona