Cursinho do Afin abre edital para formação de novas turmas

Projeto, que auxilia na preparação de estudantes de escolas públicas para ingresso no Ensino Superior, oferece total de 450 vagas, distribuídas entre Ituiutaba, Monte Carmelo, Patos de Minas e Uberlândia; inscrições ocorrem de 7 a 17 de maio

Publicado em 26/04/2021 às 18:56 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Programa tem o objetivo de selecionar estudantes como cursistas das aulas preparatórias para vestibular e Enem. (Imagem: Divulgação)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), publicou edital do projeto Ações Formativas Integradas (Afin), que prevê oferta de vagas em curso preparatório para o vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano de 2021. Desde 2012, o Afin auxilia na preparação de estudantes de escolas públicas para ingresso no Ensino Superior, por meio de um curso preparatório. Neste ano, por conta das medidas adotadas pela universidade para tentar conter o avanço da Covid-19, as aulas ocorrem virtualmente.

Podem concorrer neste certame estudantes do 3º ano do Ensino Médio ou da última etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), egressos do Ensino Médio das escolas públicas ou bolsistas integrais da rede particular, bem como refugiados, quilombolas, indígenas e ciganos. As atividades são gratuitas e promovidas nas cidades de Ituiutaba, Monte Carmelo, Patos de Minas e Uberlândia.

Inscrições

O período de inscrições começa no próximo dia 07 e termina em 17 de maio. Para participar, basta preencher o FORMULÁRIO ON-LINE com as informações solicitadas e enviar a declaração ou histórico escolar. Vale ressaltar que o processo de seleção considera a documentação enviada e a ordem de inscrição.

Mais informações sobre o processo seletivo devem ser verificadas em seu EDITAL.

Quantidade de vagas e período das aulas

A plataforma a ser utilizada para as aulas, bem como os horários de início e término das mesmas, serão divulgados diretamente aos candidatos selecionados. A carga horária diária é de três horas, com aulas de segunda a sexta. A duração do curso é de aproximadamente cinco meses, estando o seu início previsto para o dia 1º de junho.

Confira, no quadro abaixo, a distribuição das vagas por cidades e turnos:

Dúvidas

Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo e-mailafin@proex.ufu.br.

Palavras-chave: AFIN enem cursinho vestibular AFINemCasa UFUContraOCorona