Tecnologia

Equipamento que irá proporcionar alta performance aos paratletas brasileiros é testado em Uberlândia

Fase final de testes da ferramenta, desenvolvida pelo Cintesp.Br, ocorre no próximo dia 15 de abril, quinta-feira

Publicado em 07/04/2021 às 15:13 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:26

Equipamento objetiva atender às demandas de paratletas que buscam alta performance e melhor posicionamento nos rankings mundiais, como Gustavo Carneiro. (Foto: Cintesp.Br)

O Centro Brasileiro de Referência em Inovações Tecnológicas para Esportes Paralímpicos (Cintesp.Br) inicia em Uberlândia o processo de validação de um dos seus equipamentos voltados para o esporte paralímpico e vida diária. Por meio dessa ferramenta de alta tecnologia, será possível realizar a prescrição completa e individual da pessoa com deficiência, para que, assim, seja possível a fabricação personalizada de cadeiras de rodas.

O Cintesp.Br, que atua desde 2012 na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para o desenvolvimento de tecnologias assistivas. Com a nova ferramenta, o objetivo é atender às demandas de paratletas que buscam alta performance e melhor posicionamento nos rankings mundiais.

O processo de funcionamento do equipamento ocorre em duas fases. A primeira, consiste na coleta dos seguintes dados: experiência em quadra, as medidas do corpo do atleta, as condições clínicas e cognitivas, bem como os movimentos de ação e reação durante o jogo. Após isso, as informações são colocadas no equipamento, de modo que a cadeira de rodas possa ser modelada com maior precisão.

A etapa final dos testes desta ferramenta está marcada para a quinta-feira da próxima semana, dia 15 de abril, às 14h, na sede do Cintesp.Br - localizada na Arena Sabiazinho, em Uberlândia. O evento contará com a presença do paratleta Gustavo Carneiro, campeão mineiro de tênis em cadeiras de rodas, campeão mineiro e brasileiro de peteca, campeão brasileiro de squash e que está entre os "Top 40" do ranking mundial de tênis em cadeiras de rodas.

O paratleta irá submeter o equipamento a diferentes testes biomecânicos, seja de propulsão, de conforto, de segurança e de adequação ergonômica. A partir desse conjunto de informações, que também envolve a prescrição parametrizada, o aparelho será configurado e submetido às simulações para oferecer experiências psicomotoras realísticas, até chegar aos parâmetros validados pelo paratleta para a fabricação personalizada da sua cadeira de rodas.