TECNOLOGIA

Lançada a carteirinha digital no aplicativo oficial da UFU para alunos e servidores

Funcionalidade pode ser acessada somente na nova versão do “UFU mobile” que já está disponível nas lojas de Android e iOS; o ID Digital substituirá a identidade física, que deixa de ser produzida neste ano

Publicado em 01/04/2021 às 15:42 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:26

Aplicativo que foi lançado em 2017 chega a sua nona versão com novas funcionalidades (Foto: Matheus Minuncio)

Na última terça-feira foi lançada a nova versão do aplicativo “UFU mobile”, o meio de acesso para a Identidade Digital (ID Digital), que foi desenvolvida pela equipe do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação da Universidade Federal de Uberlândia (CTIC/UFU), com apoio das Pró-Reitorias de Assistência Estudantil (Proae); Graduação (Prograd); Pesquisa e Pós-Graduação (Propp); e Gestão de Pessoas (Progep). Todos os usuários que possuem carteirinhas impressas ou estão aguardando impressão terão acesso e renovação semestral automática no ID Digital, desde que estejam com vínculo ativo com a universidade.

O ID Digital surgiu do projeto "Carteira Digital de Tickets para o Restaurante Universitário", que visa atender a necessidade de identificação da comunidade acadêmica no Restaurante Universitário (RU), e foi expandida para outras aplicações como a identificação nas bibliotecas e academia, ou mesmo para uso externo como comprovante de vínculo com a UFU. A medida vai substituir a identidade física, que continua valendo durante o período de transição, mas que não será mais produzida a partir deste ano, exceto para os casos de servidores aposentados que poderão continuar solicitando a sua carteirinha pelos procedimentos atuais vigentes.

A Identidade Digital também estará presente no Atestado de Matrícula através de um QR Code, que permitirá a utilização do documento como substituto do ID Digital. Dessa maneira, os alunos que não possuem ou não estão de posse de um smartphone no momento do uso podem usufruir dos mesmos benefícios. A carteirinha em formato digital será válida em todos locais. As entidades internas e externas devem se atentar às informações, à foto e à autenticidade do QR Code. Em casos de recusa, o aluno, professor ou técnico administrativo deverá se respaldar pela Lei Federal 12.933/2013.

O ‘UFU Mobile’ foi remodelado para um layout mais responsivo e com melhor usabilidade e a implantação do ID Digital se alinha à visão do Governo Federal no que se refere à digitalização e simplificação dos serviços públicos (Arte: Reprodução)

Segundo a equipe do CTIC/UFU, o “UFU mobile” conta com um recurso que permite o seu uso offline, possibilitando o acesso ao ID Digital mesmo sem conexão com a internet. “Entendemos que o aplicativo UFU Mobile é um recurso valioso para a comunidade UFU, e estamos empenhados em implementar cada vez mais funcionalidades com o objetivo de simplificar o acesso à informação e facilitar o dia-a-dia de alunos, técnicos administrativos e docentes”, comenta Maurício Amaral Gonçalves, o coordenador da Divisão de Sistemas do CTIC/UFU.

Para acessá-lo basta fazer a instalação através das lojas de aplicativos de Android e iOS. Além do acesso ao ID Digital, os discentes podem verificar suas notas e faltas; calendário acadêmico, grade horária e recebimento de mensagens dos professores, que poderão fazer a chamada; agenda e envio de mensagens para as turmas mediante ao login na nova versão do aplicativo, que pode ser feito com os mesmos dados de acesso dos portais da universidade.

As novidades do “UFU Mobile” também se estendem para a comunidade externa. Qualquer pessoa, através do aplicativo, pode ver informações sobre comunicados e notícias publicados nos sites da universidade; informações sobre os eventos em andamento e com inscrições abertas; mapas dos diversos campus da universidade; cardápios e horários dos restaurantes universitários; horários e rotas dos veículos intercampi. Também foram incluídos, na nova versão, atalhos para o WhatsApp da Ouvidoria e da Divisão de Vigilância e Segurança Patrimonial. Na próxima versão do aplicativo, estará disponível a "Carteira Digital de Tickets para o Restaurante Universitário", que facilitará o processo de compra de tickets e de entrada no RU.

Palavras-chave: Identidade Digital UFU ID Digital UFU Carteirinha de estudante UFU UFU Mobile CTIC UFU