UFU vai ampliar número de testagens de Covid-19 em Patos de Minas

Com novo termociclador, poderão ser realizados até 85 testes moleculares por dia na cidade

Publicado em 19/04/2021 às 15:04 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Com novo equipamento, serão realizados até 85 testes moleculares de Covid-19 por dia. (foto: Divulgação)

Nesta segunda-feira, 19/04, a equipe do Laboratório de Diagnóstico e Análises Moleculares (LDAM) do Campus Patos de Minas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está fazendo treinamento para iniciar a utilização de um novo equipamento que realiza testes moleculares de Covid-19.

O termociclador em tempo real modelo QuantiStudio 3 — um investimento em torno de R$ 160 mil, incluindo kits de calibração — foi adquirido a partir de uma parceria entre a UFU e o Ministério Público Federal (MPF) e doado à universidade pelo Conselho de Segurança Pública de Patos de Minas no dia 14/04.

Conforme explica o docente Guilherme Oliveira e Freitas, coordenador do laboratório, o equipamento que atualmente é utilizado foi adquirido pela UFU em 2011 para aulas de cursos da graduação e, depois, para os da pós-graduação. Nele, são feitos entre 50 e 55 testes de Covid-19 diariamente.

Por ter sido deslocado para o LDAM, a sua utilização pelos graduandos e pelos estudantes da pós-graduação em Biotecnologia e Engenharia de Alimentos estava restrita.

Com o novo equipamento, passarão a ser realizados entre 80 e 85 testes moleculares de Covid-19, a partir das amostras coletadas na rede hospitalar, o que, segundo Oliveira e Freitas, supriria a demanda do município.

“Com o novo equipamento, as demandas dos estudantes voltarão a ser atendidas, além de ampliar o número de testes que são feitos atualmente'', comenta o coordenador do laboratório. “Futuramente, caso seja interesse do município, também poderá ser utilizado em exames moleculares de outras doenças infecciosas como dengue, Zika e chikungunya”, completa.

Após o treinamento de manuseio e realização de testes para a padronização da reação de qRT-PCR (Reação em Cadeia da Polimerase) para Covid-19, serão iniciadas as atividades com as amostras de casos suspeitos, o que está previsto para acontecer a partir da próxima quinta-feira, 22/04.

Palavras-chave: COVID-19 testagem Laboratório ampliação Parceria MPF Patos de Minas UFUContraOCorona