'Ciência ao Pé do Ouvido' discute tipos de inteligência

Episódio #13 do podcast de divulgação científica problematiza teoria das inteligências múltiplas, importância do desenvolvimento humano e processos de aprendizagem

Publicado em 05/05/2021 às 13:09 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Como descobrir ou aprimorar um tipo de inteligência e de que maneira lidar com o excesso de informações? Essas foram algumas das questões discutidas no podcast (arte: Viviane Aiko)

Pela primeira vez, as crianças de hoje têm apresentado um Quociente de Inteligência inferior ao dos pais. Essa foi a conclusão à qual o neurocientista francês Michel Desmurget chegou. O contexto da pesquisa é abordado no livro “A Fábrica de Cretinos Digitais”. Como é possível comparar o QI de diferentes gerações?

Além dessa, questões como descobrir ou aprimorar um tipo de inteligência em si mesmo e de que maneira lidar com o excesso de informações que nos cerca foram norteadoras no TIPOS DE INTELIGÊNCIA, episódio disponibilizado nesta terça-feira (04/05).

A edição #13 do podcast "Ciência ao Pé do Ouvido" conta, para discutir e responder dúvidas dos ouvintes no quadro Diz Aí, com a doutora em Psicologia e professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Camila Turati Pessoa. A apresentação é da jornalista Josielle Ingrid, da Diretoria de Comunicação Social (Dirco) da UFU.

Ouça gratuitamente no ANCHOR, no SPOTIFY ou em outros aplicativos de podcast.

O podcast “Ciência ao Pé do Ouvido” é produzido pela Divisão de Divulgação Científica da Dirco/UFU. Para falar com a equipe, escreva para o e-mail comunicaciencia@ufu.br, siga o Twitter @aopedoouvidopod e o TikTok @cienciaaopedoouvido.

Você gostaria de tirar uma dúvida com algum cientista da universidade? Quer comentar os assuntos que já abordamos? Manda áudio no Whatsapp do Ciência ao Pé do Ouvido: (34) 99966-2021. Sua voz pode chegar ao pé do ouvido nos próximos episódios!

Palavras-chave: podcast Ciência ao Pé do Ouvido Divulgação Científica inteligências