Ciência

Doutorando em Química conquista premiações: ‘Mudou minha vida profissional’

Projeto envolve a criação de um sensor eletroquímico que identifica contaminantes ambientais orgânicos e inorgânicos

Publicado em 04/05/2021 às 11:49 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Fabiano de Oliveira revela que, no momento da premiação, o sentimento foi uma mistura de felicidade e euforia (Foto: Fabiano de Oliveira)

O pesquisador Fabiano de Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Uberlândia (PPGQUI/UFU), desenvolveu um sensor eletroquímico que identifica contaminantes ambientais, a partir de uma caneta 3D.

Esse projeto conquistou três premiações. “O trabalho e esforço de todos do grupo de pesquisa em que faço parte ser valorizado é um sentimento de dever cumprido”, comenta Oliveira.

Premiações recebidas pelo projeto de Oliveira, que contou com a orientação do professor Rodrigo Amorim Bezerra da Silva, e com a parceria do professor coorientador Edmar Isaias de Melo, ambos do Instituto de Química (IQUFU) (Foto: Fabiano de Oliveira)

O projeto é destaque da Reunião Bienal da Sociedade Brasileira de Eletroquímica e Eletroanalítica, evento que premiou duas vezes o sensor eletroquímico desenvolvido por Oliveira. “Ser premiado em primeiro lugar pela Sociedade Brasileira de Eletroquímica e Eletroanalítica foi uma honra e reafirma a qualidade do trabalho”, destaca Oliveira.

As categorias premiadas são: “Prêmio de 1º Lugar na área de Eletroanalítica, Eletroquímica Fundamental e Sensores Eletroquímicos, na modalidade comunicação oral (melhor trabalho apresentado)” e “1° lugar de vídeo mais visualizado no canal da Reunião Bienal”, na plataforma Youtube, durante a Edição Virtual do evento.

Além disso, o trabalho também conquistou o “Prêmio de Divulgação Científica IQUFU-2020”, durante o evento 5ª Semana da Química e 7° Workshop da pós-graduação, realizado virtualmente.

Oliveira revela que a principal dificuldade para desenvolver o projeto foi administrar o tempo, pois ele é professor de Química em duas escolas públicas e dedicava os fins de semana para o doutorado.

Mas o esforço compensou. Ele reconhece: “O sentimento que fica após essa valorização e reconhecimento é que não há barreiras ou dificuldades que não possam ser superadas, e esse reconhecimento foi um combustível a mais de motivação em nossas atividades diárias e para suprir a persistência para superação dos desafios que estão por vir, tanto na vida acadêmica quanto profissional”.

Palavras-chave: Ciência Química UFU Eletroanalítica Eletroquímica