Biologia

Livro sobre interações entre plantas e animais editado por pesquisadores da UFU é referência

Obra reúne autores do Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, México, China, França e Áustria

Publicado em 06/05/2021 às 18:03 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Livro atende à demanda de 20 anos (imagem: divulgação)

As fundamentais interações entre as plantas e os animais são o tema de um livro que reúne pesquisadores de diversos países. Editado por dois professores do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia (Inbio/UFU) — Helena Maura Torezan Silingardi e Kleber Del Claro —, a obra já é considerada referência na área.

O livro “Plant-Animal Interactions, Source of Biodiversity” (“Interações Plantas-Animais, a fonte da biodiversidade”) foi publicado em inglês pela Springer Nature e lançado, oficialmente, no dia 4 de maio. São 357 páginas divididas em 13 capítulos redigidos por autores de universidades do Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, México, China, França e Áustria.

“Escrito por uma equipe de pesquisadores renomados, o livro discute os enormes avanços no campo nos últimos vinte anos. Examina tópicos desde as estruturas básicas das interações planta-animal até suas implicações na geração e manutenção da biodiversidade. Inclui uma visão geral e também destaca aspectos inovadores das interações planta-animal”, descreve João Pildervasser, editor, no Brasil, da Springer — editora germano-britânica.

Para Del Claro, conseguir fazer o livro com essa quantidade de autores internacionais de renome mundial na área específica “foi uma enorme conquista”.

Ele também destaca a importância do tema. “Estudar essas relações animais e plantas é fundamental para a preservação da biodiversidade, pois elas vão desde as minhocas, que ajudam na nutrição do solo que é utilizado pela planta, até a abelha que poliniza, a formação do fruto, nosso alimento e a reprodução do próprio vegetal. É estudar todos os laços da cadeia da vida”, resume o docente.

Silingardi, que divide a edição com Del Claro, afirma que o tema estava há cerca de 20 anos sem um novo livro com textos atualizados e disponível para os alunos de pós-graduação e graduação. “Apenas os artigos científicos abordam pontualmente as novidades descobertas, mas era necessário um ‘livro texto’ que abarcasse esse grande conhecimento sobre as interações entre plantas e animais de forma organizada e atualizada. Esse foi nosso objetivo”, diz.

O livro tem, ainda, a participação de outros autores da UFU em capítulos, como a professora Vanessa Stefani, coordenadora do curso de graduação em Ciências Biológicas da UFU; o doutorando Renan Fernandes Moura, do Programa de Pós-graduação em Ecologia; e o pós-doc Diego Silva Anjos.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Diarco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Biologia interações plantas animais ecologia livro internacional lançamento