Meio ambiente

UFU firma acordo com a ONG Ecofalante

Projeto visa à educação e ao desenvolvimento sustentável. Curadoria de filmes socioambientais, com temáticas diversas e acesso gratuito, está sendo disponibilizada para docentes e servidores da universidade

Publicado em 09/06/2021 às 11:24 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Com temáticas socioambientais, o projeto atua nas as áreas de: cultura, sustentabilidade e educação. ( Arte: Ecofalante UFU)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio do curso de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária, desde 2018, vem promovendo mostras de filmes em colaboração com a organização não-governamental Ecofalante. Em 2021, a UFU assinou um acordo de cooperação técnica que possibilita o acesso de docentes e técnicos administrativos aos filmes da plataforma Ecofalante Play, sem fins lucrativos e para uso, principalmente, em atividades de ensino. Os materiais ficam disponíveis para servidores e docentes da universidade na plataforma de streaming, até fevereiro de 2022.

Segundo João Vitor Amorim, integrante do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Biologia, o acordo possui dois objetivos principais: “Promover debates durante mostras de filmes em parceria com a ONG Ecofalante, proporcionando a toda comunidade interna e externa à UFU, interação com o desenvolvimento de ações que visam à conscientização e superação de problemas ambientais e sociais por meios e processos de produção, inovação e transferência de conhecimento; e possibilitar acesso a conteúdo audiovisual de temática socioambiental por meio de agendamentos para uso de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão, voltados apenas a comunidade UFU." O estudante informa que essa parceria possibilitará o uso de recursos audiovisuais como ponto de partida para incitar diálogos dentro e fora da comunidade universitária que abrangem a temática socioambiental. "No caso dos agendamentos de sessões de filmes, esta ação foi pensada especialmente, mas não exclusivamente, para ser utilizada durante o período de ensino remoto nas disciplinas dos cursos de graduação e pós-graduação da UFU, uma vez que servidores e docentes poderão realizar agendamentos exclusivos para suas turmas de aula", comenta.

O acesso é somente pela plataforma de streaming Ecofalante Play - extensão educacional da Mostra Ecofalante, que disponibiliza mais de 130 filmes com acesso gratuito e temáticas diversas para que os educadores solicitem uma sessão quando necessário. Ainda não há versão para aplicativo móvel.

Mais de 130 filmes estão disponíveis na plataforma Ecofalante Play. (Arte: Ecofalante UFU)

Para ter acesso aos filmes, é necessário ser docente ou técnico administrativo da UFU. Usando o e-mail institucional, o docente ou técnico administrativo poderá realizar o agendamento no site da Ecofalante Play, onde há a opção “Conheça a plataforma”, logo em seguida, clique em “Saiba mais”. Assim, será redirecionado a uma página para realizar o cadastro e inserir outras informações. Após finalizado, será possível acessar o catálogo on-line com os filmes disponíveis na plataforma e, realizar o agendamento da sessão, a qual poderá ser acessada por um link que será enviado por e-mail. Para mais detalhes, a equipe Ecofalante UFU elaborou um guia prático, com os 7 passos para o agendamento.

• 1º passo: acesse o site da Plataforma Ecofalante, pelo link: https://play.ecofalante.org.br/;
  • 2º passo: já no site, clique em "Conheça a Plataforma" e depois em "Saiba mais". Ao ser redirecionado, aparecerá a opção para realizar seu cadastro, sendo redirecionado para uma nova página;
  • 3° passo: realize seu cadastro na nova página com seu e-mail institucional e preencha as demais informações;
  • 4° passo: selecione um filme no catálogo on-line e clique em “Pedir sessão";
  • 5° passo: preencha o formulário on-line agendando o dia e horário da sessão, incluindo o número de pessoas estimadas;
  • 6° passo: pronto! Você receberá, por e-mail, um link e senha para a sessão, que ficará disponível por 24 horas, a partir do horário agendado. Envie este link e senha aos seus estudantes para que eles possam realizar um cadastro e assistir ao filme;
  • 7° passo: lembre-se de preencher o relatório de atividades.

Além dos filmes, outras atividades serão promovidas pela equipe Ecofalante UFU, como debates e discussões, abertos a toda sociedade, dos filmes exibidos durante o período de realização da 10ª Mostra Ecofalante de Cinema.

Programação

Entre os dias 2 e 9 de junho, estão sendo exibidos na "Semana do Meio Ambiente - Especial Amazônia" 16 filmes e duas séries para a tv - dentre elas, a série exclusiva HBO “Transamazônica: Uma Estrada Para o Passado”, dirigida por Jorge Bodanzky e Fabiano Maciel, uma coprodução da HBO Latin America Originais com a Ocean Films. Ainda não há programação para a 10ª Mostra Ecofalante de Cinema; entretanto, ela costuma acontecer durante os meses de agosto e setembro.

O projeto é uma realização do grupo Ecofalante UFU, em parceria com a ONG Ecofalante e formado pelos seguintes setores e grupos da UFU: Diretoria de Cultura (Dicult), PET Administração, PET Biologia, PET Direito, PET Física Médica, PET Sociais, PET Engenharia Ambiental e Sanitária, PET Geografia, PET Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações. Até o momento, as tarefas foram divididas em comissões de trabalho, que realizam a divulgação nas redes sociais, e-mails e elaboram materiais, como, por exemplo, o guia prático para agendamentos de sessões.

Para esclarecimento de dúvidas ou obtenção de outras informações, basta entrar em contato pelo e-mail ecofalanteufu@gmail.com ou acompanhar a página do projeto pelo Instagram, em: @ecofalanteufu.

Palavras-chave: Mostra Ecofalante; ONG Ecofalante; meio ambiente; educação; desenvolvimento sustentável; streaming; PET