Divulgação Científica

Como diferenciar ciência de pseudociência?

Episódio #16 do podcast ‘Ciência ao Pé do Ouvido’ discute proposta de ouvintes

Publicado em 15/07/2021 às 14:38 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Se existe um artigo que aborda determinado tema, não restam dúvidas sobre a validade da conclusão. Será? Quantas vezes, em conversas familiares ou vídeos na internet, “um estudo” é apresentado como científico e a mensagem transmitida é “não discuta com meu argumento, tal questão está provada”? Até que ponto uma publicação de pesquisadores pode ser considerada como verdade?

Na segunda edição semanal do Ciência ao Pé do Ouvido, três físicos e professores aproveitam dúvidas enviadas por ouvintes do podcast e discutem como diferenciar ciência de pseudociência. Participam o doutorando, instagrammer e youtuber Jackson Martins de Souza; a doutora em Física que revisa periódicos como Physical Review Letters, Physics Letters A e Quantum Information Processing, Liliana Sanz de la Torre; e a doutora em Física, fundadora e coordenadora do Museu Diversão com Ciência e Arte (DICA) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Silvia Martins dos Santos – ambas docentes da UFU.

Você gostaria de tirar uma dúvida com algum cientista da universidade? Quer comentar os assuntos que já abordamos? Manda áudio no Whatsapp do Ciência ao Pé do Ouvido: (34) 99966-2021. Sua voz pode chegar ao pé do ouvido nos próximos episódios!

Ouça gratuitamente no ANCHOR, no SPOTIFY ou em outros aplicativos de podcast.

O “Ciência ao Pé do Ouvido” é produzido pela Divisão de Divulgação Científica da Dirco/UFU. Para falar com a equipe, escreva para o e-mail comunicaciencia@ufu.br, siga o Twitter @aopedoouvidopod e o TikTok @cienciaaopedoouvido.

Palavras-chave: podcast Física Quântica pseudociência Ciência ao Pé do Ouvido