Ciência

Comunica Ciência UFU agora tem canal no Telegram

Iniciativa busca ampliar os trabalhos feitos pela Divisão de Divulgação Científica da UFU

Publicado em 19/07/2021 às 17:42 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

O Telegram tem crescido em número de usuários nos últimos tempos. De acordo com o fundador da rede social, Pavel Durov, ainda em janeiro deste ano, o aplicativo chegou à marca de 500 milhões de usuários, estando presente em 45% dos celulares brasileiros.

Uma de suas ferramentas, o canal, é uma ótima aliada na transmissão de informação. Semelhante aos grupos de usuários — mas com a diferença de que apenas os administradores enviam mensagens, as quais podem ser comentadas pelos inscritos —, os canais se tornaram um novo modo de continuar o trabalho das newsletters e tem atraído diversos segmentos e veículos de comunicação. Grandes agentes midiáticos, como a Folha de S. Paulo, Estadão e O Globo, já adotaram o uso da ferramenta, principalmente por ser utilizada também no combate à desinformação e às fake news.

Na UFU, a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) já utiliza o Telegram para divulgação de editais de auxílio, notícias e eventos da assistência estudantil da universidade. Agora, a Divisão de Divulgação Científica da UFU, responsável pela editoria Comunica Ciência do portal Comunica UFU, também tem canal próprio.

Arte: Viviane Aiko

O objetivo é atingir mais pessoas, dentro e fora da universidade, e promover ainda mais a divulgação científica. Nele, são difundidos os trabalhos envolvendo a Ciência da UFU, como notícias, reportagens, eventos, e o podcast Ciência ao Pé do Ouvido.

De acordo com a jornalista Diélen Borges, assim como a Rede de Divulgadores, o canal é mais uma forma de promover os trabalhos feitos na universidade: “Na Divisão de Divulgação Científica da UFU estamos constantemente buscando formas de disseminar a informação para o público interno e, principalmente, externo à universidade, por meio de ferramentas que permitam que cientistas, divulgadores e sociedade em geral comentem e debatam sobre ciência, e o canal no Telegram oferece essas possibilidades”.

Se você quer receber todas as notícias de divulgação científica e ficar sempre informado, basta se inscrever no canal, pelo link: https://t.me/comunicacienciaufu, ou buscar no aplicativo pelo nome: Comunica Ciência UFU.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU

Palavras-chave: Telegram Ciência Divisão de Divulgação Científica Comunica Ciência