Pró-reitor da UFU vai compor Conselho Curador da Fapemig

Carlos Henrique de Carvalho, da PROPP, representará instituições federais

Publicado em 15/07/2021 às 15:37 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Carvalho é pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e professor da Faculdade de Educação da UFU (Foto: Marco Cavalcanti)

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Carlos Henrique de Carvalho, vai compor o Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). Ele foi eleito pelos conselheiros e a designação, feita pelo governador Romeu Zema, foi publicada, nesta quinta-feira (15/7), no Diário do Executivo de Minas Gerais.

O Conselho Curador é uma unidade colegiada da estrutura orgânica da Fapemig. Completam a estrutura a Direção Superior e as Unidades Administrativas. De acordo com o Estatuto da Fapemig, cabe ao Conselho Curador definir a política geral da fundação, deliberar sobre o manual, o plano de ação e o orçamento anual, orientar a política patrimonial e financeira, entre outras atribuições.

Compõem o conselho 12 membros com mandatos de quatro anos. Eles são escolhidos dentre os indicados em listas tríplices organizadas por instituições de ensino e pesquisa estaduais e federais com sede em Minas Gerais. Há ainda representantes do setor empresarial e com experiência e saber científico e tecnológico reconhecidos.

O professor Carvalho representará as instituições científicas, tecnológicas e de inovação federais. O último integrante da UFU no Conselho Curador da Fapemig tinha sido o atual reitor, Valder Steffen Júnior, de 2006 a 2009.

"Para a universidade é importante que haja um representante institucional, apesar de eu não ser exclusivamente da UFU, mas de todas as instituições federais de Minas. Isso, para mim, é uma grande honra, por ter sido eleito por todo o conjunto dessas instituições como primeiro da lista", afirma. "Pelas responsabilidades que eu já assumi e a experiência que essas responsabilidades me propiciaram, eu vou trabalhar em prol do desenvolvimento científico e tecnológico de Minas Gerais".

Segundo o pró-reitor, os próximos anos terão muitos desafios. "Precisamos redefinir os fundamentos do financiamento. Nós avançamos muito nas últimas décadas, mas podemos avançar mais, e nós precisamos ter uma sinergia maior entre as agências de fomento e as demais instâncias da sociedade. Sem as universidades o desenvolvimento não vai acontecer, mas temos que nos aproximar mais da sociedade, sobretudo para conseguir captar recursos para que nossa responsabilidade social seja mais simétrica e justa", conclui.

Currículo

Carlos Henrique de Carvalho é graduado em História e mestre em Educação pela UFU. É doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio pós-doutoral em História da Educação pela Universidade de Lisboa.

Professor titular da UFU e permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (nos cursos de mestrado e doutorado), da Faculdade de Educação (Faced/UFU). É pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU, gestão 2017-2020, tendo sido reconduzido para o período 2021-2024.

Em 2019-2021, assumiu a presidência do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação. É membro do Conselho Superior e do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior da Capes e membro do Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

É presidente do Conselho Curador da Fundação de Apoio Universitário (FAU), desde 2017. É membro do Conselho Estadual de Educação/MG, na Câmara de Educação Superior (2020-2024).

Membro dos Conselhos Editoriais das Revista Cadernos de História da Educação; Conselho Editorial Nacional da Revista Acta Scientiarum Education (da Universidade Estadual de Maringá) e da Revista Educação em Questão (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

É consultor ad-hoc de periódicos especializados, editoras e agências de fomento. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU, nos biênios 2009-2011 e 2011-2013.

Foi membro da Câmara de Ciências Humanas Sociais e Educação da Fapemig em 2012-2016, sendo seu coordenador no biênio 2015-2016. Foi diretor da Faced/UFU em 2016 e secretário da Sociedade Brasileira de História da Educação, no biênio 2015-2017.

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação brasileira; educação e imprensa; Igreja Católica e educação, no Brasil e em Portugal. É pesquisador da Fapemig (no Programa Pesquisador Mineiro) e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU

Palavras-chave: Propp Carlos Henrique de Carvalho Fapemig Ciência pesquisa