Ciência

UFU já doou mais de 5 mil litros de álcool para instituições de Uberlândia

Iniciativa começou em março de 2020 e hoje faz doações semanais de cerca de 300 litros para o Hospital de Clínicas da UFU

Publicado em 15/07/2021 às 16:14 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

O projeto conta com a colaboração de professores, técnicos e alunos da UFU. Foto: Arquivo Pessoal

Através do projeto do Instituto de Química, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) tem doado álcool para algumas instituições da cidade. O professor Marcos Pivatto coordena a iniciativa, criada em março de 2020.

Diante da pandemia de Covid-19, o álcool se tornou muito importante para auxiliar a população na higienização, diminuindo a contaminação pelo coronavírus. O projeto organizado por Pivatto surgiu para colaborar com a situação atual. Professores, técnicos e alunos de graduação e pós-graduação ajudam na produção de três tipos de álcoois: em gel, glicerinado e líquido, todos a 70%.

“Ao longo da pandemia, o aumento dos preços dos álcoois tornou esse item muitas vezes pouco acessível para as populações de maior vulnerabilidade social e financeira. Os totens instalados na cidade de Uberlândia também têm funcionado como uma alternativa de assepsia para a população em geral, na tentativa de mitigar a disseminação da Covid-19. Nesse sentido, acredito que a universidade e o Instituto de Química da UFU vêm contribuindo com seu papel social de forma bastante ativa”, afirma o professor.

O álcool é fabricado no Laboratório 1D05 do Instituto de Química da UFU, no Campus Santa Mônica. Foto: Arquivo Pessoal

Desde o início do projeto, já foram doados mais de 5 mil litros de álcool. Semanalmente, o grupo doa aproximadamente 300 litros para o Hospital de Clínicas da UFU. Outras instituições de Uberlândia também recebem doações, como: Casa Francisco, Associação de Proteção dos Animais (APA), Hospital Veterinário da UFU, Herbário Uberlandense, Lar dos Idosos - Por do Sol, Pastoral da Criança, ABC do Glória, "Não é sexta, mas cesta", Centro de Formação Obreiros do Bem (CFOB) e Café na Química Solidária.

A iniciativa também trabalha em colaboração com um projeto do curso de Arquitetura, que propõe a construção de tótens de distrubuição de álcool à população. Quatro foram instalados na cidade, um deles localizado em frente ao Campus Santa Mônica.

A produção dos álcoois foi regulamentada pelo Conselho Regional de Química e vistoriada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). E, para sua fabricação, Pivatto explica que consegue os insumos através de doações, projetos de arrecadação, empresas privadas e com o auxílio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFU.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU

Palavras-chave: Química álcool doação coronavírus COVID-19