Laboratório

Conheça o Laboratório de Humanização do Campus Monte Carmelo

Criado em 2021, o LABHU tem o propósito de criar possibilidades de integração entre a comunidade

Publicado em 04/08/2021 às 13:16 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Campus Monte Carmelo. (Foto: Amelia Guimaraes Carvalho)

O Laboratório de Humanização (LABHU) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Monte Carmelo, foi inaugurado em 2021 e propõe criar possibilidades de integração entre comunidades, pessoas, empresas e universidades para criação de novas tecnologias humanas.

O professor Drausio Morais, do Instituto de Ciências Agrárias (ICIAG), é coordenador do projeto e conta que o LABHU tem três objetivos centrais: “melhorar a relação com si mesmo, com o outro e com o grupo; promover o engajamento estudantil para reduzir a evasão universitária e aprimorar habilidades humanas e sociais requisitadas pelo mercado de trabalho”.

A ideia do laboratório surgiu a partir da observação e da experiência de Morais no ambiente acadêmico. “Principalmente nos cursos de Ciências Exatas, há uma dificuldade e até ausência da implementação de esforços sistematizados que facilitem o desenvolvimento de habilidades humanas e sociais para um maior engajamento do aluno com a instituição”, afirma.

O LABHU tem três projetos em andamento. O “Podcast UFU Monte Carmelo” foca em humanizar os atores do ecossistema UFU. Nessa primeira fase, o podcast conta as histórias dos professores do campus. A ideia para as próximas fases é trazer histórias também dos técnicos, alunos e figuras da cidade.

Logo do Laboratório de Humanização. (Foto: Arquivo pessoal)

Outro projeto do laboratório é o “Auto Conhecimento Profissional”, que tem enfoque nos alunos do PET Agronomia Monte Carmelo e nos integrantes da Empresa Júnior Reforest. Utilizando uma ferramenta de análise corporal e comportamental, o objetivo é identificar, através do formato do corpo de uma pessoa, como sua mente funciona e quais são seus principais traços de caráter.

“Esses traços são como os seus padrões de comportamento. Com os dados da análise auxiliamos o estudante a empreender e se engajar com mais foco na sua vida profissional através de uma maior consciência e controle de seus recursos e limitações”, esclarece Morais.

E o terceiro projeto em execução é o “Design de Rituais”, que é a construção de rituais para valorizar pessoas, causas e culturas.

O laboratório tem parceria com a empresa Culltive - Consultoria em Rituais de Campinas e contou com apoio dos cursos de Engenharia Florestal, Agronomia e do ICIAG, do Campus de Monte Carmelo.  Os professores Álvaro Soares, Bruno Vasconcelos e Edson dos Santos também fazem parte do projeto, atuando no conselho gestor.

Confira mais informações no INSTAGRAM do LABHU.

Palavras-chave: Laboratório humanização Monte Carmelo