Graduação

UFU dá início ao Vestibular 2021/2 neste fim de semana

Provas para os candidatos às 1.554 vagas distribuídas entre 46 cursos ocorrem nas tardes de sábado e domingo, em Uberlândia e outras seis cidades; já os concorrentes às 60 vagas em Medicina farão os exames nos próximos dias 28 e 29

Publicado em 20/08/2021 às 16:12 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Maior unidade da UFU, Campus Santa Mônica é um dos locais de Uberlândia em que são esperados 5.725 candidatos neste fim de semana. (Foto: Marco Cavalcanti/arquivo))

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Prograd/UFU), por meio da Diretoria de Processos Seletivos (Dirps), aplica, nos próximos sábado e domingo, dias 21 e 22 de agosto, as primeiras provas do Vestibular 2021/2. Farão os exames os 9.205 candidatos que se inscreveram para concorrer às 1.554 vagas distribuídas entre 46 cursos de graduação oferecidos pela UFU nos campi instalados nas cidades de Uberlândia (Santa Mônica, Umuarama, Educação Física e Glória), Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas. Além destes municípios, as provas também serão realizadas em Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO) e Ribeirão Preto (SP). No total, serão utilizadas 369 salas, distribuídas por 20 prédios.

Devido às orientações para prevenção à covid-19, tanto os candidatos quanto todos os colaboradores deverão utilizar máscaras de proteção individual durante todo o tempo em que estiverem nas dependências dos locais de aplicação das provas e respeitar a distância segura de 1,5 metro a 2 metros. Nos dois dias, os portões serão abertos às 12h15 e fechados às 13h, quando terão início os exames.

No sábado, dia 21, os candidatos realizarão as provas objetivas, contendo 8 questões objetivas de cada uma das 11 disciplinas gerais - Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira (Espanhol, Francês ou Inglês), Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química e Sociologia. Já no domingo, 22, terão pela frente duas questões discursivas de cada disciplina, somando 22 questões, mais a prova de Redação. O prazo máximo para realização das provas será de 5h30 em ambos os dias, sendo que os candidatos poderão finalizá-las apenas a partir das 16h, terminado o período de sigilo do certame.

Quanto aos 10.780 vestibulandos inscritos para concorrer às 60 vagas oferecidas no curso de Medicina, terão mais uma semana para se preparar, pois os seus exames serão aplicados nos dias 28 e 29 de agosto, nos mesmos locais e seguindo os mesmos horários. O cronograma do Vestibular 2021/2 prevê a divulgação dos gabaritos preliminares das questões objetivas das provas de todos os cursos no dia 1º de setembro e os gabaritos definitivos, em 20/09. Já a classificação geral do processo seletivo será disponibilizada no dia 19 de novembro, a partir das 16 horas. Todos estes documentos poderão ser acessados no Portal de Seleção da UFU, no endereço https://www.portalselecao.ufu.br/servicos/Edital/cronograma/1073.

Precauções

Todas as atividades de aplicação das provas obedecerão às indicações e recomendações do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 e do Comitê de Monitoramento à Covid-19 UFU, bem como indicações e recomendações dos comitês de enfrentamento à Covid-19, nos seis demais municípios onde o certame receberá os candidatos.

Um cuidado adicional que está sendo adotado no vestibular deste ano diz respeito à alimentação. Conforme o item 6.10 do EDITAL, somente "serão permitidos lanches de rápido consumo armazenados em recipientes com material transparente e sem rótulo". Além disso, os "lanches e a água deverão ser consumidos fora da sala de prova, em local determinado pela coordenação (...) Durante o consumo do lanche e água fora da sala, o candidato deverá retirar a máscara apenas para se alimentar e recolocá-la imediatamente após terminar. Não será permitido qualquer tipo de comunicação enquanto o candidato estiver fora da sala."

"Este será o segundo processo seletivo de vestibular aplicado no contexto pandêmico. Por este motivo, reforçamos as medidas sanitárias de biossegurança, com vista a atender as orientações definidas pelas autoridades federais, estaduais e municipais contra a disseminação do novo coronavírus, causador da covid-19. A quantidade significativa de locais de provas se deve ao número expressivo de candidatos e à necessidade de atender as exigências fitossanitárias. Isto gerou uma dificuldade de acesso aos locais de provas e, por este motivo, o Vestibular UFU 2021/2 será aplicado em dois finais de semanas distintos. Do total ofertado, 50% das vagas serão para as modalidades de cotas e a outra metade para a ampla concorrência", informa a pró-reitora de Graduação, professora Kárem Ribeiro.