Ciência

UFU é aprovada com 190 bolsas no Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica da Fapemig

Instituição é a terceira colocada em maior número de bolsas contempladas

Publicado em 11/08/2021 às 16:54 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Campus Santa Mônica (Foto: Milton Santos)

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) divulgou, nesta semana, o resultado das instituições aprovadas no Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC). A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi contemplada com 190 bolsas, sendo a terceira instituição com maior número, abaixo apenas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com 502 bolsas, e da Universidade Federal de Lavras (UFLA), com 220 bolsas.

Em breve, a UFU, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), e da sua Diretoria de Pesquisa, disponibilizará editais internos para chamamentos de projetos de pesquisa, a serem divulgados no site da Propp e aqui no Comunica UFU.

Cada instituição interessada em participar do programa apresentou uma proposta via chamada de seleção pública. Foram apresentadas 45 propostas de instituições, sendo que 32 foram aprovadas e 13 não foram enquadradas.

A Fapemig é a agência de fomento à pesquisa e inovação científica e tecnológica do Estado de Minas Gerais. O órgão busca apoiar projetos por meio do PIBIC, com a oferta de bolsas que auxiliam as pesquisas em Instituições de Ensino Superior (IES).

O valor total destinado ao PIBIC é de 23 milhões de reais por ano, com o número de cotas destinado a cada instituição de acordo com o convênio firmado. A relação completa das propostas aprovadas e não aprovadas, com as respectivas justificativas, podem ser encontradas no site da Fapemig, pelo endereço www.fapemig.br.

Palavras-chave: Fapemig; Bolsas; Iniciação Científica; Propp; Ciência