Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

10/09/2021 - 14:09 - Atualizado em 16/09/2021 - 13:13
Conheça as áreas da veterinária que cuidam do sistema urinário de cães e gatos
Professor da UFU publicou o primeiro Tratado Brasileiro sobre o tema
Por: 
Julia Alvarenga

 

As áreas de Nefrologia e Urologia Veterinárias lidam com o sistema urinário de cães e gatos. (Foto: Pixabay)

 

As doenças urinárias estão entre as mais comuns em cães e gatos. Se seu pet tem problemas como dificuldade para urinar ou incontinência urinária, é preciso consultar um veterinário. As áreas da Medicina Veterinária que tratam de problemas como esses são a Nefrologia e a Urologia. Elas são voltadas à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento das alterações que acometem o sistema urinário, incluindo órgãos como rins, ureteres, bexiga, uretra e próstata, no caso de machos.

O professor Leandro Crivellenti, da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia (Famev/UFU), é especialista na área e conta que estão surgindo diversos cursos, eventos e publicações de artigos científicos sobre Nefrologia e Urologia, levando as áreas a uma maior ascensão.

“Apesar desse frenesi científico, a bibliografia, além de muito fragmentada, está se tornando antiga pela dificuldade de se acompanhar tamanhas mudanças e novidades”, completa o professor.

Abordando os casos de cães e gatos, Crivellenti é um dos editores do “Tratado Brasileiro de Nefrologia e Urologia”. Publicado em setembro, o livro traz diversas informações sobre o tema, como a fisiologia e anatomia do sistema urinário, testes diagnósticos e cirurgias do Trato Geniturinário.

Leandro Crivellenti é formado em Medicina Veterinária pela UFU. (Foto: Arquivo pessoal)

Dividida em 10 seções, a obra teve contribuição de coautores de países da América do Norte, Central, do Sul e também da Europa. Luciano Giovanini, fundador e atual presidente do Colégio Brasileiro de Nefrologia e Urologia Veterinárias (CBNUV), também foi editor ao lado de Crivellenti.

A proposta foi confeccionar um tratado completo, compilando as novidades na área de Nefrologia e Urologia Veterinária, de forma prática e de fácil compreensão. “Cremos que esta obra mostra a realidade em diferentes localidades do mundo e pode servir como um livro base para todos esses locais”, afirma.

O professor atua no atendimento de pequenos animais no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia (HV-UFU) em conjunto de pós-graduandos, residentes e graduandos. Para mais informações, acesse o site ou instagram do hospital.

O lançamento oficial da obra “Tratado Brasileiro de Nefrologia e Urologia em Cães e Gatos”, disponível pela MedVet Livros, ocorrerá no dia 16 de setembro, às 20h, no YouTube. Para participar, é só acessar o link.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2021. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal