Pular para o conteúdo principal
Setembro Amarelo

Conheça os serviços da Proae para cuidados com a saúde mental

Programas são gratuitos e podem ser realizado por qualquer estudante

Publicado em 09/09/2021 às 11:47 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização voltada para a prevenção ao suicídio e cuidados com a saúde mental. Durante o mês são realizadas atividades que promovem ações em locais públicos pelo Brasil, levando a campanha para as ruas com intuito de sensibilizar a população e os profissionais da área para que se compreenda que é uma situação de saúde pública. A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio da Pro-Reitoria de Assistencia Estudantil (Proae), possui serviços e assistências para auxiliar nos cuidados com a saúde mental.

 

Ações Psicoeducativas

Esse serviço é voltado para estudantes, professores e técnicos-administrativos. A assistência consiste em realizar ações de promoção e de prevenção em saúde mental no contexto acadêmico.

Segue o link para saber mais: http://www.proae.ufu.br/servicos/acoes-psicoeducativas

 

Agita UFU

Sabemos que esporte e lazer são fundamentais para nossa saúde mental. Por isso, o Agita proporciona reflexões sobre os cuidados e a prevenção da saúde e possibilita aos estudantes a prática de atividades esportivas e de lazer.

Link do serviço: http://www.proae.ufu.br/servicos/agita-ufu

 

Atendimento ao Estudante Estrangeiro

Com objetivo de garantir uma maior inclusão acadêmica dos alunos estrangeiros, a UFU oferece os serviços nas áreas de Serviço Social e Psicologia Escolar e Educacional, conforme a demanda.

Clica para saber mais: http://www.proae.ufu.br/servicos/atendimento-ao-estudante-estrangeiro

 

Atendimento Psicológico

Os atendimentos visam acolher, oferecer informações, orientações e viabilizar os encaminhamentos adequados para estudantes que estejam vivenciando dificuldades emocionais.

Ficou querendo saber mais? Segue o link: http://www.proae.ufu.br/servicos/atendimento-psicologico-0

 

Orientação em Saúde Mental

Éuma ação com objetivo de ampliar a compreensão dos diversos aspectos relacionados ao ambiente psicossocial do estudante.

Link com mais informações: http://www.proae.ufu.br/servicos/orientacao-em-saude-mental

 

Orientação Sistêmica Social

Objetiva conhecer a realidade, o ajustamento à universidade e seus reflexos no cotidiano do estudante visando sua adaptação ao ambiente acadêmico, a permanência e a conclusão do curso de graduação.

Para mais informações: http://www.proae.ufu.br/servicos/orientacao-em-saude-mental

 

Orientações Sociais

Consiste em orientações e informações oferecidas pelos assistentes sociais a estudantes ou às pessoas vinculadas ao meio acadêmico ou familiar do(a) estudante atendido(a).

Se quiser saber mais, acesse o link: http://www.proae.ufu.br/servicos/orientacoes-sociais

 

Para descobrir quais são os outros serviços e assistências da universidade, basta acessar o site da Proae: http://www.proae.ufu.br/servicos.

Palavras-chave: setembro amarelo Proae Serviços

A11y