Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

13/09/2021 - 15:16 - Atualizado em 15/09/2021 - 17:23
“Feito à mão”: Histórias de artesãs de Uberlândia
Livro sobre mulheres que trabalham com artesanato na cidade foi trabalho de conclusão de mestranda da UFU
Por: 
Julia Alvarenga

Mariely Dalmônica bordou a capa de seu livro, produto do Mestrado Profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação. (Foto: Guilherme Paim)

Bordado, crochê e pintura são alguns exemplos de artesanato. Para alguns podem representar um hobby, para outros, trabalho. Ser artesão não é “coisa de velho” e foi por isso que Mariely Dalmônica escreveu o livro “Feito à mão”, que conta histórias de jovens artesãs de Uberlândia.

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGCE/UFU), além de comunicadora, Dalmônica é bordadeira e conta que sempre se interessou pelo trabalho artesanal. Produto final do mestrado orientado pela professora Ivanise de Andrade, o livro traz histórias de quatro mulheres artesãs de Uberlândia.

Tratando de uma profissão muitas vezes desvalorizada, a ideia foi conduzir o trabalho através de um olhar humanizado e afetivo. “Eu quis mostrar os ‘trancos e barrancos’, com todas as dificuldades, das histórias de quem faz um trabalho tão demorado e tão único”, relata.

Além do mestrado na UFU, Dalmônica também é formada em Jornalismo pela universidade. (Foto: Arquivo pessoal)

O bordado, aprendido com sua avó, tem papel importante na vida da comunicadora e ela quis transmitir essa paixão em seu trabalho. “Existem muitas formas de se expressar e a arte é uma delas. Muitos se expressam através dela e precisamos dar voz a essas pessoas também”, completa.

Uma das histórias contadas pela obra é a das gêmeas Reyla e Suellen. Através da marca Belbellitas, elas fazem encadernações manuais. Formadas em Artes Visuais pela UFU, as “gêmeas encadernadoras”, como chamadas no livro, tiveram o primeiro contato com esse tipo de artesanato na graduação.

Dalmônica se debruça na história de vida de Reyla e Suellen, assim como das outras entrevistadas, de forma a entender por que o caminho do artesanato foi escolhido, além de descobrir sua importância na vida dessas jovens mulheres.

O livro, feito de forma artesanal, contou com a ajuda de algumas de suas entrevistadas para criação de sua identidade visual. Nessa primeira impressão da obra, a capa foi bordada pela própria autora.

Reyla e Suellen, da marca Belbellitas, fizeram a encadernação do livro. (Foto: Guilherme Paim)

Confira aqui o book trailer de “Feito à mão: Histórias de artesãs de Uberlândia”, produzido por Guilherme Paim.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2021. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal